Rizek analisa poder financeiro de Flamengo e Chelsea
O Flamengo foi destaque na análise de André Rizek ao comentar a reportagem divulgada pela revista Forbes. Primeiramente, o jornalista ressaltou o impressionante patamar financeiro atingido pelo clube carioca. Portanto, a receita do Mengão supera tradicionais equipes do futebol europeu, como Crystal Palace, Ajax, Sevilla e Villarreal.
Por outro lado, apesar do avanço significativo nas finanças, Rizek fez questão de destacar que o Chelsea, possível rival do Flamengo em uma disputa de Mundial, opera em uma dimensão ainda mais robusta. Afinal, além de contar com aportes bilionários que viabilizam contratações de altíssimo nível, o clube inglês também usufrui de diversas fontes de receita.
Esse contexto contribuiu diretamente para que os Blues atingissem um faturamento de impressionantes 633 milhões de dólares, equivalente a aproximadamente 3,5 bilhões de reais.
América do Sul nunca estará no patamar da Europa?
“Matéria da Forbes sobre a grandeza do Flamengo (clube com receitas – 173 milhões de dólares, superiores a times como Crystal Palace, Ajax, Villarreal), mas ainda bem distante de marcas como o Chelsea, que bate 633 milhões de dólares.”, escreveu Rizek, na plataforma X.
“Os dois se enfrentam no Mundial e a Forbes está mostrando que, por mais gigante que seja na América do Sul, nossos clubes sempre estarão distante da realidade europeia.”, acrescentou.
Após um rigoroso e bem-sucedido processo de reestruturação, o Flamengo finalmente alcançou o patamar almejado ao longo de muitos anos. Desde 2019, o clube não apenas investe em contratações de alto nível, como também coleciona conquistas expressivas no cenário esportivo.

Troféu Super Mundial em tour na Gávea. Foto: Hermes de Paula / Flamengo
Jornal destaca força da torcida Rubro-Negra
Além disso, a reportagem da Forbes destacou de forma enfática o papel fundamental da torcida rubro-negra, cuja presença massiva nos estádios, independentemente da cidade, representa um dos pilares do sucesso institucional e financeiro da equipe carioca.

Veja também
“É uma bagunça”; Danilo do Flamengo afirma que o Brasil não deve ganhar a Copa do Mundo de 2026
“Hoje, o clube carioca é mais do que apenas um time, é um fenômeno cultural — ostentando uma base de fãs de mais de 40 milhões que acompanha o time a cada passo da jornada. O Flamengo é um modo de vida que transcende classes sociais, etnias, religiões e divisões. O Rubro-Negro é considerado sacrossanto.”, externou o veículo.