Luís Castro explica novamente
A saída do técnico Luís Castro do Botafogo, em 2023, foi marcada por polêmicas e forte repercussão no futebol brasileiro. Naquele momento, o Glorioso vivia uma grande temporada, liderava o Campeonato Brasileiro e, após a saída do treinador português, acabou sofrendo uma queda brusca de desempenho, culminando na perda do título. Agora, o treinador voltou a comentar os motivos que o levaram a deixar o clube carioca.
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (22), durante sua apresentação como novo técnico do Grêmio, Luís Castro falou novamente sobre a decisão de deixar o Botafogo rumo ao Al-Nassr, da Arábia Saudita. O treinador relacionou a decisão com sua trajetória profissional e o desejo de alcançar um novo patamar na carreira.
“O maior segredo, que não é segredo nenhum, esteve à vista de todos, toda a gente viu, é que em cada janela do mercado o clube esteve sempre muito ativo. Abria uma janela e nós três ou quatro fora, três ou quatro para dentro. Abria outra janela, três ou quatro fora, três ou quatro para dentro. E a organização que se fez dentro. Aquilo que me fez sair foi eu me permitir a mim mesmo trabalhar com jogadores que são a referência mundial”, afirmou Luís Castro.
“Isso fez-me. E fez-me porquê? Porque nesse momento eu lembrei-me das 14 horas, quando trabalhava na 4ª divisão em Portugal, lembrei-me das 14 horas que eu trabalhava diariamente. Saía de casa às 8 da manhã e chegava a casa às 10 da noite. E tinha três empregos. E eu lembrei-me que tinha chegado a hora, depois de já ter jogado Champions, de ter feito o meu primeiro jogo de Champions contra o (Manchester) City do Guardiola, tinha chegado a hora de eu poder também juntar-me a uma referência mundial, que era o Cristiano”, completou.
“E, a par dele, outros que lá estavam, como o caso do Sádio Mané, o Laporte, permiti-me. E como eu sou o dono do meu destino, e como eu sou livre para determinar aquilo que deve ser o meu destino, e como eu nunca estive em tribunal por faltar a qualquer linha de contrato que eu tenha assinado, nunca estive, e como eu me relacionei, e foram as coisas sempre feitas de forma limpa, e como eu relacionei, e relaciono com as pessoas do Botafogo de uma forma muito limpa e com uma amizade, eu fui”, detalhou.

RJ – RIO DE JANEIRO – 04/05/2023 – COPA SUL-AMERICANA 2023, BOTAFOGO X LDU – Luis Castro tecnico do Botafogo durante partida contra o LDU no estadio Engenhao pelo campeonato Copa Sul-Americana 2023. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Demissão do Al-Nassr
No Al-Nassr, Luís Castro não conseguiu repetir o desempenho apresentado no Botafogo. O treinador acabou sendo demitido em setembro de 2024, após uma temporada irregular e a perda do título da Supercopa Saudita, encerrando sua passagem pelo clube saudita antes do esperado.
Opinião do Antenados no Futebol

Veja também
Textor não para em Anselmi e apesar do avanço, fará mais reuniões no Botafogo
A saída de Luís Castro do Botafogo foi uma decisão complexa e difícil. O peso financeiro da proposta e a oportunidade de trabalhar com Cristiano Ronaldo, maior ídolo do futebol português, foram determinantes. Caso tivesse permanecido, o Botafogo teria grandes chances de conquistar o título brasileiro daquele ano, diante do contexto esportivo vivido pelo clube em 2023.




