Noite alvinegra em Seattle
O Botafogo começou com o pé direito sua trajetória na primeira edição do Super Mundial de Clubes da FIFA. Na noite deste domingo (15), o Glorioso derrotou o Seattle Sounders por 2 a 1 no Lumen Field, em Seattle, pela estreia do Grupo B, chave que também conta com Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid. Jair Cunha e Igor Jesus marcaram os gols do time brasileiro, enquanto Cristian Roldan descontou para os donos da casa.
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, mas o Botafogo foi mais eficiente. Aos 28 minutos, Alex Telles cobrou falta da intermediária direita e encontrou Jair Cunha, que subiu firme na entrada da pequena área e cabeceou no canto esquerdo de Stefan Frei, abrindo o placar: 1 a 0. O lance, no entanto, veio acompanhado de polêmica: antes da cobrança, o lateral Nouhou Tolo empurrou Artur diante do árbitro, recebeu apenas cartão amarelo e viu o time brasileiro aproveitar a bola parada.
Ainda no primeiro tempo, aos 43 minutos, o Botafogo ampliou. Vitinho recebeu na ponta direita e cruzou com precisão para Igor Jesus, que cabeceou com estilo da marca do pênalti, mais uma vez no canto esquerdo do goleiro do Seattle: 2 a 0. O time americano sentiu o golpe, mas voltou para o segundo tempo disposto a reagir.
Repercussão nas redes sobre lance em Artur
A falta que originou o primeiro gol gerou debate entre torcedores e comentaristas. Muitos apontaram inteligência do atacante Artur ao provocar o adversário: “Tem que dar os créditos pro Artur pela provocação. Ele previu tudo”, comentou um internauta.
Outro ironizou a atitude de Nouhou: “Esse aí tem zero MENTAL pra jogos assim”. E houve quem resumisse o episódio com um trocadilho: “O Nouhou é um Tolo mesmo”.
Pressão do Seattle e controle do Botafogo
O Seattle Sounders voltou mais agressivo após o intervalo, impulsionado por sua torcida. Aos 14 minutos da etapa final, Cristian Roldan aproveitou cobrança de bola parada e marcou de cabeça no meio da área, colocando fogo no jogo. A pressão continuou até os minutos finais, mas o Botafogo se mostrou maduro e conseguiu segurar a vantagem com boa atuação defensiva.
Com o resultado, o Botafogo lé o 2° colocado do Grupo B e larga em vantagem na busca por uma vaga nas oitavas de final. O time brasileiro volta a campo na próxima rodada para enfrentar o PSG. Já o Seattle terá a difícil missão de se recuperar contra um dos favoritos ao título.
A vitória não só garante três pontos importantes, como também reforça o espírito competitivo do elenco comandado por Renato Paiva e faz o time carioca começar comconfiança na competição.