Único campeão brasileiro do interior, o Guarani está numa crise que parece não ter fim. Apesar de conseguir frequentar a segunda divisão do futebol brasileiro há alguns anos, o clube enfrenta sérios problemas financeiros. Assim, este ano pode não conseguir escapar do rebaixamento.
São apenas oito pontos em 17 rodadas e uma distância de 11 pontos para o primeiro fora da zona da degola: a Chapecoense.
Por isso, a odd do Bugre para ficar no Z-4 e ter o rebaixamento no Brasileirão Série B decretado é de apenas 1.05 na Betano. É um pouco menos que a do Ituano, que também se encontra em situação alarmante, com 12 pontos.
Clube | Odds para rebaixamento na Série B 2024 |
Guarani | 1.05 apostando na Betano |
Ituano | 1.06 |
Brusque | 1.65 |
Será que vai cair?
A sequência sem vitórias chegou a 13 jogos, a sua pior marca em 10 anos. O último triunfo foi contra o Botafogo de Ribeirão Preto, no Brinco de Ouro, ainda na 4ª rodada do Brasileirão Série B. E são apenas três vitórias em 29 partidas na temporada 2024. Ou seja, a situação é crítica.
Pintado, o quarto treinador do time nesta temporada, vai precisar fazer milagres com seu elenco, que pelo menos está se reforçando aos poucos. O ataque é o segundo pior da competição, com apenas 14 gols – empatado com Brusque, Chapecoense e Amazonas.
Já a defesa, com 28 gols sofridos, só não é pior que a do Ituano, que é uma verdadeira peneira, com 35 gols sofridos.
Da esperança à apreensão em duas épocas
O torcedor fica ainda mais confuso e chateado porque, na temporada passada, o Guarani chegou a ser o segundo colocado da Série B em determinado momento da competição. No entanto, ficou sem vencer por oito jogos e acabou no meio da tabela.
A virada do ano não estancou a sangria. O Bugre fez um Campeonato Paulista muito ruim, chegando à última jornada com real perigo de descenso. Com apenas sete pontos, a equipe podia ser ultrapassada pelo Santo André, caso este vencesse, pois tinha cinco pontos.
O Ramalhão venceu, mas o Bugre também, contra o Red Bull Bragantino, e conseguiu salvar-se.
Reflexões finais
Pode o time reagir? Sim, a Série B já teve reações e quedas que desafiam a matemática. No entanto, o retrospecto é péssimo e, por ora, não há razões para acreditar que uma mudança tão grande virá para o Bugre.
Para efeito de comparação, o Sampaio Corrêa foi o primeiro no Z-4, com 39 pontos em 2023, e o CSA o primeiro no Z-4 em 2022, com 42 pontos. Ou seja, o segundo turno do Guarani terá que ser excelente, com um aproveitamento acima dos 50%, para pensar em se salvar.
Transformar o Brinco de Ouro da Princesa num verdadeiro caldeirão é o primeiro passo. Mas, por enquanto, essa aposta não parece ser boa.