Vitor Roque se tornou uma baixa de peso para o Palmeiras. O atacante de 21 anos sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo e vai passar por cirurgia. Seu retorno deve acontecer somente após a Copa do Mundo.

Mesmo com a contusão, o Palmeiras decidiu que não vai ao mercado para contratar um substituto para o Tigrinho. Diante deste cenário, o técnico Abel Ferreira deve manejar a ausência de seu centroavante com as opções disponíveis no elenco.

Pensando nisso, o Antenados no Futebol analisou alguns cenários que podem suprir a ausência do camisa 9 no Palmeiras. As possibilidades variam pelas diferentes características e cada uma delas oferece uma dinâmica única para Abel; confira.

Na sua opinião, quem deve substituir Vitor Roque?

Na sua opinião, quem deve substituir Vitor Roque?

Sosa
Maurício
Paulinho
Outro

39 fãs já votaram

Potenciais substitutos do Tigrinho no Palmeiras

Nos últimos jogos, Ramón Sosa ganhou espaço jogando em uma função mais próxima a de um camisa 9. Contra o Jacuipense, o paraguaio de 26 anos anotou dois gols de pênalti na vitória por 3 a 0 pela Copa do Brasil. Contratado para jogar como ponta, ele tem atuado mais centralizado e se torna, no momento, a opção mais natural para substituir Vitor Roque.

Outro cenário envolve Maurício, mas isso poderia implicar numa mudança no posicionamento de Flaco López. Até porque o camisa 18 é mais um meia de origem, e isso faria o argentino jogar mais à frente, como um nove de ofício. 

Sosa jogador do Palmeiras comemora seu gol durante partida contra o Jacuipense no estadio Arena Allianz Parque pelo campeonato Copa Do Brasil 2026. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Por fim, Paulinho pode ter uma grande chance de provar seu investimento com a camisa do Palmeiras. O atacante está muito perto de retornar aos gramados após um longo período de inatividade. Além disso, seu perfil é o que mais se assemelha ao de Vitor Roque, ao menos em característica. 

Opinião: Abel terá que reinventar o ataque sem Vitor Roque

A ausência de Vitor Roque tira do Palmeiras uma referência, o que obriga Abel a adaptar o sistema em vez de buscar reposição direta. As alternativas internas oferecem caminhos distintos. Seja um falso 9 mais móvel com Sosa ou um reposicionamento de Flaco. No entanto, nenhuma replica o impacto do titular. Isso pode até gerar novas alternativas táticas, mas ‘empobrece’ a principal característica do ataque palmeirense.