O elenco do Cruzeiro retornou as atividades na Toca da Raposa nesta terça-feira (17), após o período de folga do Carnaval. A reapresentação marca o início da preparação da equipe sob o comando do técnico Tite para a sequência da temporada de 2026. O treinador busca ajustar o time, que ocupa a liderança do Grupo C no Campeonato Mineiro, mas se encontra na 20ª posição do Campeonato Brasileiro.
A principal novidade para os treinamentos é o atacante Bruno Rodrigues, que desembarcou em Belo Horizonte na última segunda-feira (16). O atleta será cedido pelo Palmeiras por empréstimo de um ano, condicionado à aprovação nos exames médicos. No clube anterior, o jogador vinha sendo relacionado para as partidas, porém não vinha sendo escalado com frequência pelo técnico Abel Ferreira.
Em declarações registradas no Aeroporto de Confins, o atacante comentou sobre sua situação física após o período em que esteve sob cuidados médicos no Palmeiras. Bruno Rodrigues afirmou estar recuperado de uma lesão similar à sofrida por Kaio Jorge e declarou que seu objetivo é retomar o desempenho apresentado nas temporadas de 2022 e 2023. A formalização do contrato ocorrerá após as avaliações clínicas.
Departamento Médico lotado
Enquanto recebe reforços, o departamento médico do Cabuloso apresenta uma lista extensa de atletas em tratamento. Estão fora de atividade o goleiro Matheus Cunha, o zagueiro Jonathan Jesus e os atacantes Luis Sinisterra, Néiser Villarreal, Chico da Costa, Kaique Kenji e Rayan Lelis. As lesões variam entre problemas musculares, estiramentos ligamentares e edemas ósseos.
Devido ao número de desfalques, Tite tem integrado atletas das categorias de base à rotação do time principal. O zagueiro Janderson e o meio-campista Rhuan Gabriel, ambos com 20 anos, são exemplos de jogadores que têm sido aproveitados no elenco profissional. Essa medida visa suprir as ausências e manter o volume de treinamentos da equipe.
Venda confirmada
No mercado de transferências, o lateral-esquerdo Kauã Prates viaja para a Alemanha para realizar exames e formalizar vínculo com o Borussia Dortmund. Segundo o planejamento de venda, o defensor permanecerá no clube mineiro até o mês de agosto, quando completa 18 anos e poderá se transferir definitivamente para o futebol europeu.
O Cruzeiro tenta agora reverter o quadro no torneio nacional, onde soma apenas um ponto após três rodadas. A comissão técnica utiliza o período de treinamentos para definir a formação que disputará as semifinais do Campeonato Mineiro, competição na qual a equipe detém a melhor campanha geral com 15 pontos conquistados.
