Ronaldo: já entrou na história do Bahia
Ronaldo chamou a atenção no triunfo do Bahia sobre o Palmeiras pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, no último domingo (28). O goleiro deu uma assistência para o lindo gol marcado por Ademir, que garantiu os 3 pontos ao Esquadrão de Aço.
No lance, Ronaldo cortou um cruzamento do Palmeiras em sua própria área. Rapidamente, ele fez um lançamento com o pé à procura de Ademir na ponta direita. O camisa 7 driblou Jefté e estufou às redes de Weverton, aos 33 minutos do segundo tempo.
Com a assistência, Ronaldo se juntou a um histórico grupo de quatro goleiros que deram passes para gol com a camisa do Bahia. Foram eles: Márcio, Marcelo, Anderson e Danilo Fernandes.
Relembre os gols com assistências de goleiros
Na lista, a primeira assistência de goleiro para um gol do Bahia aconteceu em 2005 quando Márcio lançou diretamente para Dill. Depois, Nadson marcou em 2009 após passe de Marcelo. A cena se repetiria apenas em 2021, com Anderson encontrando Alesson, que ainda driblou o goleiro adversário.
Mais recentemente, Danilo Fernandes fez um lançamento até a outra área para Davó anotar um bonito gol, em 2022. Ronaldo, então, é o quinto goleiro da história do Bahia a conseguir tal feito. Veja a lista com os goleiros-garçons:
- Ronaldo para Ademir (2025) – Bahia x Palmeiras;
- Danilo Fernandes para Davó (2022) – Bahia x Ituano;
- Anderson para Alesson (2021) – Bahia x Goiás;
- Marcelo para Nadson (2009) – Bahia x América-RN;
- Márcio para Dill (2005) – Bahia x Juazeiro.
Ronaldo: histórico de assistências
Esta não é a primeira vez que Ronaldo dá um passe para um gol. O goleiro já tinha dado duas assistências quando defendia o Atlético-GO. A primeira aconteceu no empate com o Internacional pelo Brasileiro do ano passado; antes, na goleada sobre o Iporá por 7 a 1 no Campeonato Goiano de 2023.
Inclusive, Ronaldo exibe uma das principais virtudes de Rogério Ceni como goleiro: a qualidade na saída de bola com os pés. O goleiro volta a campo para enfrentar o Botafogo no estádio Nilton Santos, às 21h30 (de Brasília), pela 26ª rodada do Brasileiro, em confronto que valerá a 5ª colocação.
