A trajetória do recordista de jogos

No último confronto entre Atlético-MG e Flamengo pela Copa do Brasil, o zagueiro Junior Alonso chegou à marca de 200 atuações pelo Galo. Alonso é sinônimo de dedicação e identidade do clube, com passagens fortes por outros times que exigem muito preparo e entrega.

Desde o início de sua trajetória, o paraguaio teve participação nas equipes Cerro Porteño, Lille, Celta de Vigo, Boca Juniors, Krasnodar e Atlético-MG. No Galo, foi anunciado em 2020 e passou por empréstimos ao time russo, retornando em julho de 2024 com a camisa 8.

Além da marca de participação de 200 gols, Alonso tem um histórico de 7 assistências e 3 gols. Atualmente, o paraguaio se aproxima muito da marca do jogador estrangeiro com maior participação pelo Atlético.

Outros jogadores recordistas do Galo

Além de Júnior Alonso, outro estrangeiro que se destacou no Atlético-MG foi o uruguaio Juan Cazares, que tem o recorde atual com 205 jogos pelo clube. Cazares foi peça fundamental em várias conquistas do Galo, especialmente entre 2015 e 2020, consolidando-se como um dos jogadores mais influentes da história recente do clube. Sua técnica e visão de jogo deixaram legado marcante, e até hoje é lembrado como um dos estrangeiros mais vitoriosos com a camisa alvinegra.

MG – Belo Horizonte – 01/12/2019 – Brasileiro A 2019 Atletico-MG x Corinthians – Cazares jogador do Atletico-MG comemora seu gol durante partida contra o Corinthians no estadio Independencia pelo campeonato Brasileiro A 2019. Foto: Alessandra Torres/AGIF

O volante Lucas Pratto, argentino, também foi importante nas temporadas de 2015 a 2017, tendo jogado mais de 150 partidas e contribuído decisivamente para títulos. Ainda que não tenha atingido 200 jogos, sua passagem foi marcante e deixou saudade entre os torcedores.

Entre os brasileiros, um nome que chegou perto dessa marca é o atacante Ricardo Oliveira, que teve uma longa trajetória no Atlético-MG, sendo uma referência por muitos anos. 

O próximo confronto

O Atlético-MG volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Vasco da Gama em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro. O Galo chega embalado por conta da classificação emocionante contra o Flamengo na Copa do Brasil e busca manter a boa fase para seguir entre os líderes da competição. O jogo acontece em São Januário, no Rio de Janeiro, no domingo (10), às 16 horas pelo horário de Brasília.