Derrota com polêmicas

O Santos acabou se complicando na briga contra o rebaixamento e, nesta segunda-feira (20), perdeu para o Vitória por 1 a 0 na Vila Belmiro, em partida válida pela 29ª rodada do Brasileirão Série A.

O confronto ficou marcado por polêmica de arbitragem, já que o gol do Leão da Barra saiu após a marcação de um pênalti no primeiro tempo. O goleiro Gabriel Brazão saiu de forma descoordenada e acabou acertando o jogador do Vitória dentro da área, o que levou o árbitro Rafael Rodrigues Klein a assinalar a penalidade.

Pênalti anulado do Santos

Na manhã desta terça-feira (21), a CBF divulgou o áudio do VAR para esclarecer a comunicação entre a equipe de arbitragem no lance que gerou o gol do time baiano.

A partida ainda teve outro momento polêmico quando um pênalti chegou a ser marcado para o Santos, mas foi posteriormente anulado após revisão no vídeo. No primeiro lance, o árbitro assinalou pênalti a favor do Peixe, mas a equipe de vídeo rapidamente identificou que o atacante havia chutado o próprio pé ao tentar finalizar.

AVAR: “Penal marcado. Penal.”
VAR: “Nessa primeira imagem o jogador está chutando o chão. Aguarde, Klein. Aguarde.”
VAR: “Jogador chutou o chão e o jogador 43 está com o braço nas costas dele só de referência. O braço do vermelho é referência e o jogador de branco chuta o chão. Não penal. Concorda?” AVAR: “Concordo.”
VAR: “Klein, recomendo uma revisão para não penal.”
ÁRBITRO: “OK, perfeito. O n° 43 não calça. Ele [atacante] chuta o chão.”
VAR: “Perfeito, exatamente.”

SP – SANTOS – 20/10/2025 – BRASILEIRO A 2025, SANTOS X VITORIA – Gabriel Brazao jogador do Santos durante partida contra o Vitoria no estadio Vila Belmiro pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jota Erre/AGIF

Pênalti marcado para o Vitória

Pouco tempo depois, o lance mais discutido do jogo ocorreu. O goleiro Gabriel Brazão saiu da meta para tentar disputar a bola, mas acabou atingindo o atacante adversário dentro da área.

VAR: “Deixa eu ver a ação do defensor. O (jogador de uniforme) branco joga a bola e depois o goleiro pula por cima do atacante. Esse defensor já tinha jogado a bola. O (jogador de uniforme) vermelho não tinha mais a possibilidade de disputar a bola.”
VAR: “Para mim o goleiro não tinha condição de jogar essa bola. Está longe, está vendo? O defensor joga e depois ele [goleiro] atropela o atacante. Impacta na ação dele.”
VAR: “Klein, vou te sugerir uma revisão. O goleiro não tinha possibilidade de disputar a bola. O defensor joga e, em seguida, ele [goleiro] atropela o atacante.”
ÁRBITRO: “Perfeito. De forma imprudente e enquanto a bola estava ainda em jogo, o goleiro do Santos atinge o atacante. A bola estava em jogo. Tiro penal sem cartão, OK?”
VAR: “Sem cartão. OK.”