Botafogo vai à CBF e pede isenção no apito
Na véspera do aguardado clássico contra o Flamengo, o Botafogo voltou a se manifestar publicamente sobre a arbitragem. Na noite desta terça-feira (14), o diretor de futebol Léo Coelho foi até a sede da CBF, no Rio de Janeiro, para apresentar as preocupações do clube em relação a erros recentes e reforçar o pedido por uma condução justa e profissional na 28ª rodada do Brasileirão. Botafogo exige transparência da CBF e usará tecnologia da Good Game para monitorar arbitragem no clássico contra o Flamengo
O encontro marcou mais um capítulo da postura ativa do Botafogo diante das polêmicas nas últimas rodadas, especialmente nos jogos contra Grêmio e Internacional. Segundo o clube, falhas graves influenciaram diretamente o resultado das partidas, o que levou a diretoria a formalizar novos pedidos de esclarecimento à Confederação.
“O Botafogo espera uma arbitragem segura, correta e profissional no clássico de amanhã, contra o Flamengo, no Nilton Santos. O Clube não vai admitir tentativas de pressão e intimidação de dirigentes de outras agremiações, confiando na condução da CBF sobre o tema e na boa atuação de Alex Stefano, que ainda realiza seus primeiros jogos em competições nacionais.”
Tecnologia a serviço da justiça
Com o objetivo de garantir total transparência no clássico, o clube, que já conta com uma lista de lesionados, para não ter preocupações também com a arbitragem, anunciou que utilizará ferramentas tecnológicas inéditas no futebol brasileiro. A empresa Good Game, especializada em inteligência artificial, será responsável por monitorar em tempo real o desempenho da equipe de arbitragem.
De acordo com o comunicado, o sistema fará uma análise detalhada de todas as ações dentro de campo, usando os recursos “Ref_Eval + Match_Fix”, capazes de identificar possíveis inconsistências e comportamentos suspeitos.
“O Clube vai realizar monitoramento em tempo real do trabalho da arbitragem na partida (Ref_Eval + Match_Fix), por meio da empresa especializada Good Game, para acompanhar o comportamento de todos os participantes e ter a segurança de que as regras do jogo serão respeitadas.”
CBF e o diálogo por melhorias
O clube de General Severiano ressaltou que a visita à entidade não teve caráter apenas de cobrança, mas também de contribuição. O Botafogo afirmou reconhecer os esforços do presidente da CBF, Samir Xaud, em buscar soluções estruturais para o futebol brasileiro.
“O Botafogo reconhece os esforços de Samir Xaud, Presidente da CBF, para melhorar os processos e buscar soluções para grandes temas do futebol brasileiro.”
Com o clássico contra o Flamengo se aproximando, a diretoria alvinegra quer transformar a desconfiança em vigilância, a crítica em ação. O monitoramento em tempo real, aliado à cobrança institucional, é a aposta do clube para garantir que a disputa dentro das quatro linhas seja decidida apenas por aquilo que acontece com a bola rolando.
