Mercado do Bahia

O Bahia contará com o retorno de sete jogadores emprestados para 2026. O Tricolor, porém, ainda vai avaliar cada caso para definir se pretende aproveitar algum dos nomes para a próxima temporada.

Além disso, um dos emprestados já teve o seu futuro acertado: o atacante Rafael Ratão, destaque no Japão pelo Cerezo Osaka. O Bahia já definiu a venda do centroavante para o Shanghai Shenhua, da China, por 2 milhões de euros (cerca de R$ 12,7 milhões), recuperando o investimento feito no atleta.

Lista de emprestados que voltam ao Bahia

Depois de perder espaço no Bahia, o goleiro Marcos Felipe virou titular na Turquia pelo Eyüpspor após ser emprestado até junho de 2026. Até então, o arqueiro se mantém como titular no futebol turco com 15 jogos na liga. Ele tem contrato com o Esquadrão até o final de 2027.

Um dos principais ativos emprestados, o zagueiro Vitor Hugo tem permanência desejada pelo Atlético-MG. Por enquanto, ainda não houve acordo entre os clubes. Aos 34 anos, o defensor tem vínculo com o Bahia até dezembro de 2026.

Por outro lado, um zagueiro que pode ser reaproveitado é Marcos Victor, que estava cedido ao Ceará. Ele atuou como titular no Vozão no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Tem contrato com o Tricolor até o final de 2027.

Outro goleiro, Dênis Júnior não conseguiu evitar o rebaixamento da Ferroviária à Série C. De futuro incerto, o arqueiro não deve continuar no Esquadrão, apesar de continuar sob contrato até dezembro de 2026.

SP – SAO PAULO – 10/08/2025 – BRASILEIRO A 2025, PALMEIRAS X CEARA – Matheus Bahia jogador do Ceara durante partida contra o Palmeiras no estadio Arena Allianz Parque pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Já o lateral-esquerdo Matheus Bahia não será comprado pelo Ceará, após o rebaixamento à Série B. O jogador de 26 anos tem um bom potencial de venda e pode ser negociado, visto que tem vínculo com o Bahia até o final de 2026.

Outros emprestados

O volante Jota, de 21 anos, não conseguiu espaço no empréstimo ao Criciúma. Ele pode ser utilizado no Baiano para ganhar minutagem. Tem contrato até o final de 2027. O meia Miqueias defendeu o América-MG e vem de uma série de cedências, mesmo tendo vínculo com o Bahia até dezembro de 2026.