The Strongest entrou no caminho do Bahia

O Bahia conheceu um novo adversário no seu caminho nas preliminares da Copa Libertadores: o The Strongest, da Bolívia. O clube boliviano entrou na chave do Tricolor e pode ser o rival na última fase da pré-Libertadores.

O The Strongest assegurou a quarta vaga destinada a Bolívia na última segunda-feira (22). Por isso, precisará passar por três eliminatórias para ir à fase de grupos da Libertadores, incluindo um possível confronto contra o Bahia na 3ª fase.

No entanto, o cruzamento depende de uma combinação de resultados. No caso do Bahia, vai ser necessário eliminar o O’Higgins, do Chile, na 2ª fase. Já o The Strongest terá que vencer o Deportivo Táchira, da Venezuela, na 1ª fase, além do Tolima, da Colômbia, na 2ª eliminatória para encontrar o Esquadrão de Aço.

Se confirmado, o Bahia terá que voltar na altitude de 3600 de La Paz, no Estádio Hernando Siles, no jogo de ida, antes de receber os bolivianos em Salvador. O duelo valeria uma vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores.

Reencontro?

Curiosamente, o Bahia pode reencontrar o The Strongest pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, o Esquadrão eliminou os bolivianos na 2ª fase das preliminares após segurarem um 1 a 1 em La Paz e vencerem por 3 a 0 na Arena Fonte Nova.

MG – BELO HORIZONTE – 05/11/2025 – BRASILEIRO A 2025, ATLETICO-MG X BAHIA – Rogerio Ceni tecnico do Bahia durante partida contra o Atletico-MG no estadio Arena MRV pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Fernando Moreno/AGIF

Estreia do Bahia na pré-Libertadores

O Bahia já sabe a data de estreia na 2ª fase da pré-Libertadores. O Tricolor começa a caminhada rumo a Glória Eterna diante do O’Higgins, no dia 18 de fevereiro, às 19h (de Brasília), no Estádio El Teniente, em Rancagua, no Chile. O jogo da volta será no dia 25 de fevereiro na Arena Fonte Nova.

Opinião da redação do Antenados

A altitude de 3600m é um desafio daqueles para o Bahia. Não chega a ser novidade, mas enfrentar o The Strongest no começo de temporada não é uma missão fácil, ainda mais com as mudanças no calendário – com o Brasileirão já começando em janeiro. A tendência é o Esquadrão voltar a Libertadores.