O otimismo de Kaká com o Brasil e Ancelotti

Pentacampeão em 2002, Kaká colocou o Brasil entre os grandes favoritos ao título da Copa do Mundo de 2026. O ex-meia acredita que o comando de Carlo Ancelotti e o possível retorno de Neymar em alto nível podem recolocar a Seleção Brasileira no topo do futebol mundial.

O otimismo de Kaká vem também da convivência com Ancelotti durante seis temporadas no Milan. Em entrevista à ESPN, ele destacou o conhecimento tático do técnico e a habilidade em lidar com grupos. “Fico feliz com a chegada do Ancelotti, acho que ele é um excelente treinador. Tem totais condições de organizar o time, de montar um time competitivo, de gerir esse time na direção de um hexacampeonato. Gosto muito de uma liderança como a do Ancelotti. Acredito que a figura do treinador é importantíssima dentro de um ambiente do futebol, de um time. Por isso, assim, estou super otimista, acreditando muito no Brasil e que a nossa seleção vai dar muitas alegrias na próxima Copa”, disse Kaká.

A liderança de Ancelotti e o estilo europeu

O ex-meia ressaltou a capacidade de Ancelotti em entender o jogo e comandar um grupo com equilíbrio e respeito. “Ancelotti é super capaz, habilidoso na parte tática, conhece o jogo, entende o jogo, tem uma visão de jogo diferenciada. Então tem toda essa parte dele de técnica mesmo, de entender o jogo. E uma grande qualidade que ele tem também que é essa gestão de pessoas, de administrar o jogadores, diferentes interesses, diferentes egos, toda essa habilidade para lidar com os atletas”, completou Kaká.

Para o brasileiro, a presença do técnico italiano traz uma nova estrutura à Seleção. A combinação de disciplina europeia e talento brasileiro pode ser a fórmula para retomar o protagonismo em grandes torneios. Kaká acredita que o país pode se beneficiar da experiência de um treinador acostumado a vencer as principais competições do mundo.

As seleções mais fortes da Copa de 2026

RJ – RIO DE JANEIRO – 04/09/2025 – ELIMINATORIAS COPA DO MUNDO 2026, BRASIL X CHILE – Carlo Ancelotti Tecnico do Brasil comemora a vitoria apos a partida contra o Chile no estadio Maracana pelo campeonato Eliminatorias Copa Do Mundo 2026. Foto: Alexandre Loureiro/AGIF

Além do Brasil, Kaká apontou três outras seleções que devem brigar pelo título mundial. “Acredito muito na nossa seleção. Coloco sim o Brasil como um dos favoritos. Vou torcer para que seja campeão. Espero que o Brasil traga o Hexa. De favoritas, acredito que a Espanha é uma seleção que venha muito forte, o Yamal vem numa crescente muito grande, jovem talento muito bom. França uma excelente seleção, não é de agora, vem de muitos anos com o mesmo time, treinador, foi campeão mundial, fez uma outra final. Argentina também sem dúvida, atual campeã”, pontuou.

A análise mostra que Kaká vê um equilíbrio maior entre as principais seleções, mas considera o Brasil tecnicamente capaz de superar qualquer adversário se conseguir manter regularidade e foco sob a gestão de Ancelotti.

Neymar como peça-chave para o hexa

Kaká também abordou a importância de Neymar no projeto do novo treinador. O craque do Santos tem sofrido com lesões e dificuldades para manter ritmo, mas o ex-meia acredita que, em boas condições, ele será peça essencial. “Acho que a convocação do Ney não está nesse ponto do treinador decidir. Essa é uma opinião pessoal. Acho que é muito mais a situação dele Ney como atleta. Se ele estiver bem, performando bem, sem lesão, não tenho dúvida que ele será convocado e vai estar na Copa do Mundo. A torcida agora é para que ele consiga se recuperar bem dessa fase de lesões, manter uma boa quantidade de jogos para estar na Copa do Mundo. A minha expectativa e a minha torcida é que ele vai estar bem e estará lá na Copa de 2026”, destacou.

Para Kaká, Neymar ainda tem capacidade de decidir jogos em alto nível. A esperança é que o atacante reencontre sua melhor forma a tempo de liderar o grupo, formando com Vinícius Júnior e Rodrygo um trio ofensivo de peso.