O Palmeiras entrará em campo para o clássico contra o Santos neste sábado (15), às 21h (de Brasília), na Vila Belmiro, com um total de 12 desfalques, uma situação que força o técnico Abel Ferreira a utilizar atletas oriundos das categorias de base. Nomes menos conhecidos do público devem ser acionados para compor o banco de reservas e suprir as ausências na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Base como solução

Três jovens atletas da base podem figurar entre as opções de Abel Ferreira: o meia Larson e os atacantes Riquelme Felipe e Erick Belé, segundo o portal Nosso Palestra. Destes, Erick Belé já estreou na equipe principal na última Data FIFA, em partida contra o Juventude, e Riquelme Felipe também acumula minutos sob o comando do técnico português. Larson, apesar de ter sido relacionado, ainda busca sua primeira oportunidade em campo.

Abel Ferreira técnico do Palmeiras durante partida contra o Flamengo – Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Os jovens são considerados destaques em suas categorias. Larson, meia que soma 32 partidas nesta temporada pelo Sub-20, foi publicamente elogiado por Abel Ferreira. Riquelme Felipe, atacante que acumula 45 jogos e 23 gols no ano, teve seu estafe na Inglaterra recentemente para conversar com clubes da Premier League interessados em sua contratação. Já Erick Belé, que também tem 44 partidas e 20 gols pelo Sub-20, se firmou como titular com a camisa 10 da equipe.

Lista de desfalques

O número de ausências se concentra em três frentes: convocações, suspensões e lesões. Seis jogadores foram chamados por suas seleções nacionais para a Data FIFA. Na lista do Uruguai, estão o lateral-esquerdo Joaquim Piquerez, o meio-campista Emiliano Martínez e o atacante Facundo Torres.

O Alviverde também perdeu Gustavo Gómez e Sosa (Paraguai), além de Vitor Roque (Seleção Brasileira). O atacante Flaco López, apesar de ter sido convocado pela Argentina, não será desfalque, pois a seleção fará apenas um amistoso com tempo hábil para o retorno.

As suspensões contribuem para o cenário de carência. O meio-campista Andreas Pereira cumprirá suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Mirassol. O volante Allan também está fora após ter sido punido pelo STJD com uma partida de suspensão, em virtude de sua expulsão no jogo contra o Fluminense, em julho.

Por fim, o técnico Abel Ferreira também não poderá contar com três jogadores que estão entregues ao departamento médico. O goleiro Weverton e os meio-campistas Felipe Anderson e Paulinho se juntam à lista de desfalques para a partida contra o Santos.