O Palmeiras entrará em campo para o clássico contra o Santos neste sábado (15), às 21h (de Brasília), na Vila Belmiro, com um total de 12 desfalques, uma situação que força o técnico Abel Ferreira a utilizar atletas oriundos das categorias de base. Nomes menos conhecidos do público devem ser acionados para compor o banco de reservas e suprir as ausências na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Base como solução
Três jovens atletas da base podem figurar entre as opções de Abel Ferreira: o meia Larson e os atacantes Riquelme Felipe e Erick Belé, segundo o portal Nosso Palestra. Destes, Erick Belé já estreou na equipe principal na última Data FIFA, em partida contra o Juventude, e Riquelme Felipe também acumula minutos sob o comando do técnico português. Larson, apesar de ter sido relacionado, ainda busca sua primeira oportunidade em campo.
Os jovens são considerados destaques em suas categorias. Larson, meia que soma 32 partidas nesta temporada pelo Sub-20, foi publicamente elogiado por Abel Ferreira. Riquelme Felipe, atacante que acumula 45 jogos e 23 gols no ano, teve seu estafe na Inglaterra recentemente para conversar com clubes da Premier League interessados em sua contratação. Já Erick Belé, que também tem 44 partidas e 20 gols pelo Sub-20, se firmou como titular com a camisa 10 da equipe.
Lista de desfalques
O número de ausências se concentra em três frentes: convocações, suspensões e lesões. Seis jogadores foram chamados por suas seleções nacionais para a Data FIFA. Na lista do Uruguai, estão o lateral-esquerdo Joaquim Piquerez, o meio-campista Emiliano Martínez e o atacante Facundo Torres.
O Alviverde também perdeu Gustavo Gómez e Sosa (Paraguai), além de Vitor Roque (Seleção Brasileira). O atacante Flaco López, apesar de ter sido convocado pela Argentina, não será desfalque, pois a seleção fará apenas um amistoso com tempo hábil para o retorno.
As suspensões contribuem para o cenário de carência. O meio-campista Andreas Pereira cumprirá suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Mirassol. O volante Allan também está fora após ter sido punido pelo STJD com uma partida de suspensão, em virtude de sua expulsão no jogo contra o Fluminense, em julho.
Por fim, o técnico Abel Ferreira também não poderá contar com três jogadores que estão entregues ao departamento médico. O goleiro Weverton e os meio-campistas Felipe Anderson e Paulinho se juntam à lista de desfalques para a partida contra o Santos.
