O Vasco segue ativo no mercado da bola, tanto em busca de reforços quanto atento a possíveis negociações envolvendo atletas do elenco. Um dos nomes que aparecem em evidência é o do lateral-esquerdo Lucas Piton, que desperta interesse de clubes do futebol europeu, entre eles o Beşiktaş, da Turquia.
Segundo as informações reveladas pelo jornalista Bruno Murito, do Globo Esporte, o Vasco recebeu uma proposta do Beşiktaş pelo jogador, mas optou por recusá-la. A oferta do clube turco foi de cerca de 4 milhões de euros (aproximadamente R$ 25 milhões na cotação atual), valor considerado abaixo do esperado pela diretoria cruz-maltina.
O Vasco já informou que só aceita negociar o lateral por cifras superiores. Apesar da negativa do Vasco, Lucas Piton vê com bons olhos uma possível transferência para o Beşiktaş. De acordo com informações vindas da Turquia, o lateral já teria chegado a um acordo com o clube, restando apenas um entendimento entre as equipes para que o negócio avance.
Piton é bem avaliado no mercado europeu e já esteve no radar de outras equipes do futebol europeu, como a Roma, da Itália, embora as conversas não tenham evoluído. O Vasco investiu cerca de 3 milhões de euros (R$ 16,5 milhões à época) em 2022 para contratar o jogador junto ao Corinthians, adquirindo 60% dos direitos econômicos.
Peça importante no time comandado por Fernando Diniz, Lucas Piton foi titular ao longo da última temporada. Ao todo, o lateral disputou 55 partidas, somando 4.583 minutos em campo, com um gol marcado e 11 assistências distribuídas.
Rayan também pode sair
Além de Lucas Piton, outro nome do Vasco que vem despertando interesse do futebol europeu é o atacante Rayan, de 19 anos. O jovem jogador está no radar do Bournemouth, da Premier League, que já tem um acordo encaminhado com o atleta, mas ainda tenta chegar a um entendimento com o clube cruz-maltino. As negociações, no entanto, são tratadas como difíceis devido à divisão dos direitos econômicos, já que o Vasco detém 60%, enquanto Rayan possui 30% e o empresário do jogador outros 10%.
Opinião do Antenados no Futebol
O Vasco está correto em exigir um valor mais alto para negociar Lucas Piton, já que o lateral é uma peça fundamental do time e apresenta números consistentes, além de o clube não deter 100% dos direitos econômicos do atleta, o que torna necessária uma venda mais vantajosa para justificar a saída.
