Uma das prioridades do Botafogo na atual janela de transferências é a contratação de um zagueiro. O Glorioso trouxe o volante Cristian Medina para reforçar o meio-campo e agora prioriza a defesa.

Foi revelado que o Fogão manifestou interesse na contratação de Lucas Fasson, zagueiro que atua no Lokomotiv Moscou, da Rússia. No entanto, as negociações travaram na questão salarial.

Botafogo faz sondagem por Bernardo Schappo

Ainda na busca de um zagueiro, o Botafogo fez uma sondagem pelo defensor Bernardo Schappo, atleta de 26 anos que atua no Estrela Amadora, de Portugal. A informação foi divulgada pelo jornal lusitano Record.

Segundo a publicação, a sondagem ainda não chegou a evoluir para uma proposta oficial. O Estrela Amadora exige 2 milhões de euros (cerca de R$ 12 milhões na cotação atual) para liberar o zagueiro brasileiro.

Bernardo Schappo jogador do Botafogo-SP durante a partida entre Sport e Botafogo-SP na Ilha do Retiro, pelo campeonato brasileiro da Serie B 2024. Foto: Marlon Costa/AGIF

A publicação acrescenta que Schappo está bem e se sente feliz em Portugal, mas toparia voltar ao Brasil para defender um clube da Série A, que é o caso do Botafogo. O jogador chegou ao Estrela Amadora na metade de 2025, contratado por 750 mil euros junto ao Fortaleza, onde não chegou a atuar.

Natural de Santa Catarina, Bernardo Schappo também passou por Ituano, Botafogo-SP e Vila Nova. Na atual temporada na liga portuguesa, o defensor disputou 20 jogos. Canhoto, o zagueiro tem suas credenciais no jogo aéreo com seus 1,91 m de altura.

Opinião do Antenados no Futebol

A sondagem do Botafogo por Bernardo Schappo indica uma busca estratégica por um zagueiro com características específicas, como boa estatura, imposição aérea e experiência recente no futebol europeu. Mesmo sem grande protagonismo em clubes de elite, ele apresenta um perfil de custo e risco controlados, o que se encaixa na lógica de mercado adotada pela SAF alvinegra.