Revelou bastidores

O Internacional esteve atento ao mercado da bola em busca de um novo nome para o comando técnico da equipe. Antes de anunciar Paulo Pezzolano, o Colorado manteve conversas com o técnico Tite, que estava livre no mercado e demonstrava disposição para assumir um novo projeto. No entanto, Adenor acabou acertando com o Cruzeiro para substituir Leonardo Jardim, frustrando os planos do clube gaúcho.

Nesta quinta-feira (18), o diretor técnico do Internacional, Abel Braga, detalhou os bastidores das tratativas e explicou como se deu a negativa de Tite ao retorno ao Beira-Rio. Segundo Abel, o treinador sempre foi transparente durante as conversas, deixando claro que já possuía um compromisso encaminhado com outra equipe.

“Quando surgiu o nome, foi um consenso. Mas o Tite foi muito claro e gentil. É um amigo que tenho – não seria esse o motivo de trazê-lo, mas sim a capacidade que ele tem de comandar”, iniciou.

“Sempre me colocou de forma muito clara: ‘Estou apalavrado com um clube’. Na primeira vez em que nos falamos, não me disse o nome do clube”, contou Abel Braga em entrevista coletiva.

Escolha por Pezzolano

Com a indefinição envolvendo Tite, o Internacional manteve um plano alternativo. Paulo Pezzolano, que estava livre no mercado após deixar o Watford, da Inglaterra, passou a ser a segunda opção e acabou avançando de forma mais concreta nas negociações. Abel Braga explicou que o clube adotou o mesmo tom de franqueza utilizado por Tite nas conversas com o treinador uruguaio.

SP – SANTOS – 03/12/2025 – BRASILEIRO A 2025, SAO PAULO X INTERNACIONAL – Abel Braga tecnico do Internacional durante partida contra o Sao Paulo no estadio Vila Belmiro pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jota Erre/AGIF

“Fomos também procurar alguma coisa que nos satisfizesse. E chegamos no Paulo. E, com a mesma clareza que o Tite nos mostrou, nós mostramos a ele: ‘Estamos esperando uma posição de um treinador. Se ele disser sim, o que nós conversamos deixa de ter efeito. Se ele disser não, gostaríamos de saber de você se aceita vir aqui trabalhar conosco’. Foi assim (que aconteceu)”, revelou.

Opinião do Antenados no Futebol

A contratação de Tite seria, sem dúvidas, um reforço de peso para o Internacional, mas acabou não se concretizando. A chegada de Pezzolano, por sua vez, também é positiva. O treinador já demonstrou capacidade no futebol brasileiro, embora nunca tenha trabalhado com um elenco de maior investimento. Para que o projeto tenha sucesso, o ideal é que o Colorado dê respaldo ao uruguaio com a chegada de novas peças para qualificar o grupo.