Grêmio sofre punições

Na manhã desta sexta-feira (27), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou o recurso referente a incidentes ocorridos no clássico entre Grêmio e Internacional, válido pelo primeiro jogo da final do Gauchão.

A punição imposta pelo Pleno do órgão foi que o Tricolor perderá um mando de campo, além de ter que pagar uma multa de 10 mil reais. Vale lembrar que a equipe perdeu o referido duelo por 2 a 0.

Na súmula da partida, realizada no dia 8 de março, na Arena gremista, o árbitro Ramon Abatti Abel relatou que os torcedores do Imortal atiraram no gramado, em direção aos atletas do Colorado, bobinas de papel, uma garrafa e uma bomba.

No julgamento realizado no Pleno do STJD, nesta sexta-feira (27), foi minimizado o arremesso da bobina. Por outro lado, considerou grave a bomba jogada no gramado, acarretando na pena de um jogo fora da Arena.

O departamento jurídico do clube porto-alegrense analisa o regulamento para saber se precisa cumprir a punição no primeiro jogo como mandante no Campeonato Gaúcho de 2026 ou se poderá fazê-lo na Copa FGF, em setembro deste ano, por ser uma competição organizada pela entidade estadual.

Na partida citada, Grêmio foi derrotado por 2 a 0 pelo Internacional. Foto: Liamara Polli/AGIF

Em março

Em março deste ano, o Grêmio já havia sido condenado pela Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS), com a aplicação da mesma multa, mas com a perda de dois mandos de campo.

No entanto, o Tricolor recorreu ao Pleno do TJD-RS, que acolheu parcialmente o pedido, anulando as perdas do mando. Por fim, a Procuradoria recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pedindo para reconsiderar a condenação.