Iniciativa inédita
O Grêmio inaugurou o primeiro núcleo exclusivo para captação de goleiros no Brasil. Além disso, a estrutura, será localizada em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, que começou a funcionar no mês de agosto.
Embora o projeto seja liderado por Antônio Carlos Christ, o Carlão, ex-goleiro do clube e integrante da equipe campeã da Libertadores de 1995, é a primeira vez dele desta função de analista e treinador.
O novo núcleo está situado em uma escola de futebol conveniada ao tricolor gaúcho. Este centro de captação é o 18º da instituição. Recentemente, o Imortal fez uma parceria com o Marreco Futsal, no Paraná, com o objetivo de trazer jogadores das quadras para o campo.
Avaliação de atletas
Contudo, após a avaliação inicial, os goleiros selecionados entram em um programa de treinamento baseado na metodologia do Grêmio. Aliás, este processo é fundamental para que os atletas possam se adaptar ao estilo do clube.
Dessa forma, nessa etapa um dos seis observadores técnicos do Imortal visita os jogos ou treinamentos dos promissores para uma avaliação. Sem contar que, cada unidade tem autonomia para realizar avaliações em um raio de 200 Km.
Testes e aprovação
Ao mesmo tempo que o observador técnico aprovar o desempenho do atleta, o jogador convidado irá para um período de testes no CFT (Centro de Formação de Talentos), Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
Portanto, é crucial para que o clube possa observar o potencial do jovem goleiro em um ambiente mais profissional, aumentando as chances de formar um novo talento para o time principal do Grêmio.
