Lista de Convocados
Primeiramente, o atacante belga Francis Amuzu ficou de fora da lista de relacionados para o duelo contra o Botafogo, que vem desfigurado, em jogo válido pela 16ª rodada do Brasileirão, contra o Grêmio.
Dessa forma, a participação em partidas é cada vez menos frequente e evidencia um processo de perda de espaço.
Embora a regra limite a presença de estrangeiros por partida no Campeonato Brasileiro (nove atletas) possa sugerir interferência, não é o caso. Pois o critério não é apontado para o “sumiço” dos jogos.
Pesam contra Amuzu
De fato, o Imortal já conta com 12 jogadores estrangeiros. Mas lesões e suspensões têm forçado uma rotatividade natural no elenco.
Por outro lado, nomes que vinham sendo decisivos no elenco também estão afastados: Braithwaite, Balbuena e Villasanti, que não retomam antes de 2026.
Pensando em 2026
Afinal, com contrato vigente até dezembro de 2026 – fruto da contratação junto ao Anderlecht por € 1,2 milhão (R$ 7,5 milhões – cotação da época), Amuzu até agora permanece no clube por falta de ofertas vantajosas. Contudo, as janelas internacionais se encerraram e adiou a saída.
Entretanto, o cenário aponta para uma solução inevitável: o Grêmio deverá liberar o jogador após o início de 2026. Em virtude da concorrência, a alternativa passa por uma negociação, seja por empréstimo ou venda.
