Revelado conversas com o VAR

Nesta segunda-feira (6), o São Paulo descobriu o que foi falado entre o árbitro Ramon Abatti Abel e a cabine do VAR, comandada por Ilbert Estevam da Silva. Alguns lances do Choque-Rei geraram grandes polêmicas nas redes sociais e o clube paulista pediu pela liberação dos áudios.

Em reunião com a Comissão de Arbitragem da CBF, o Soberano foi representado pelo executivo de futebol Rui Costa. O encontro aconteceu por videoconferência e a diretoria tricolor teve acesso ao conteúdo das conversas entre o árbitro e o VAR. A comunicação mostra que Ilbert não recomendou que Ramon checasse a imagem do lance do possível pênalti.

Allan, no lance questionado, derrubou Tapia dentro da área, o que muitos especialistas apontaram como uma penalidade clara. No encontro, esteve presente o presidente da comissão, Rodrigo Cintra, e o gerente técnico do VAR, Péricles Bassols.

Reclamação de cinco lances

O São Paulo criticou a arbitragem logo depois da partida. Jogadores, dirigentes e o técnico Hernan Crespo falaram sobre as polêmicas. O principal lance é o do pênalti não marcado de Allan em Tapia, mas o clube aponta ao menos cinco momentos diferentes.

Nenhum lance reclamado, no entanto, teve revisão no VAR, o que faz com que os áudios não tenham sido divulgados. O protocolo prevê que apenas nesses casos a CBF irá publicar as conversas. Mesmo assim, o presidente tricolor, Julio Casares, havia feito o pedido, em vídeo gravado e postado pelo clube.

O arbitro Ramon Abatti Abel durante partida entre Sao Paulo e Palmeiras no estadio Morumbi pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

São Paulo perdeu o clássico

O São Paulo sofreu a virada para o Palmeiras, neste domingo (6), perdendo por 3 a 2. Ainda no primeiro tempo, o Tricolor abriu 2 a 0, com gols de Luciano e Tapia. Se o pênalti tivesse sido marcado, a equipe teria a chance de abrir 3 a 0.

No entanto, viu o rival fazer três gols nos últimos 20 minutos. Vitor Roque, Flaco López e Ramón Sosa marcaram para os visitantes. Com a derrota, o Soberano ficou com 38 pontos e está na 8ª posição do Brasileirão.