Preocupação de Leonardo Jardim com o Atlético

Após a vitória por 2 a 0 na Arena MRV, o Cruzeiro chega em vantagem para a partida de volta contra o Atlético-MG pelas quartas de final da Copa do Brasil. Mesmo com a possibilidade de avançar mesmo com derrota por um gol de diferença, Leonardo Jardim demonstrou cautela e admitiu preocupação com o novo momento do rival. O treinador destacou que a mudança no comando técnico do adversário pode trazer imprevisibilidade ao clássico.

“Vamos jogar agora com um adversário que mudou a estrutura técnica. Temos que ver bem como é que vamos abordar o jogo, porque não sabemos ainda muito bem como vão se apresentar. Nós temos ainda mais questões do que o adversário. O adversário nos conhece bem e temos este período para preparar a nossa equipe para possíveis mudanças do adversário”, afirmou Jardim.

O duelo de volta está marcado para o dia 11 de setembro, às 19h30, no Mineirão. A Raposa tenta confirmar a vaga para as semifinais diante de sua torcida, enquanto o Galo vive um processo de transição após a saída de Cuca.

Planejamento e descanso dos jogadores

Enquanto o adversário busca um novo treinador, o Cruzeiro concentra esforços em sua preparação. Após três dias de folga, os atletas e a comissão técnica se reapresentam em 3 de setembro na Toca da Raposa 2. O treinador explicou que pediu aos jogadores que aproveitassem o período para descansar e aliviar a mente antes da fase decisiva.

“Vou dizer o que disse aos jogadores: não pensem no futebol, saiam com as namoradas, com a família, com os filhos, com os pais, com as mães, com o cão, com o gato e descansem bem a cabeça durante três dias. Depois vamos voltar, e é aí que vamos começar a trabalhar algumas ideias, alguns comportamentos dentro daquilo que fazemos”, disse o técnico português.

Nesse intervalo, a equipe terá oito dias livres até o reencontro com o Atlético, favorecida pela pausa para a Data Fifa. No entanto, dois desfalques pontuais são esperados: o zagueiro Fabrício Bruno e o atacante Kaio Jorge, convocados para a Seleção Brasileira, só retornam às vésperas da decisão.

Jardim aposta em reforços como novas soluções

Apesar das incertezas, Leonardo Jardim também destacou confiança no elenco e nas contratações recentes feitas pela diretoria. O treinador ressaltou que as novas peças chegam para somar e oferecer variações táticas, mas que a base construída até agora seguirá como principal alicerce do Cruzeiro.

MG – BELO HORIZONTE – 30/08/2025 – BRASILEIRO A 2025, CRUZEIRO X SAO PAULO – Matheus Pereira jogador do Cruzeiro comemora seu gol durante partida contra o Sao Paulo no estadio Mineirao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Gilson Lobo/AGIF

“Temos soluções e diferentes daquelas que temos atualmente. Podem ajudar. Com certeza a base do Cruzeiro para esta temporada está aqui, não é? E os jogadores sabem que, pela performance que têm desenvolvido, não estão à espera que os outros jogadores resolvam os problemas. Estamos à espera que esses jogadores sejam soluções que vão nos permitir talvez uma ou outra abordagem diferente, uma estratégia um pouco diferente. Isso pode acontecer nos jogos. Mas a base da equipe é aquela que tem se consolidado durante este período e tem demonstrado aos cruzeirenses e ao treinador um bom jogo”, destacou Jardim.

Entre as novidades, a Raposa contratou o jovem equatoriano Keny Arroyo, de 19 anos, em definitivo junto ao Besiktas, além do lateral Kauã Moraes, ex-Athletico-PR, e do volante Ryan Guilherme, que chega do Fortaleza. Outra aposta é o atacante Luis Sinisterra, já utilizado no triunfo sobre o São Paulo pelo Brasileirão.