Depay e Ramalho fora dos planos imediatos

O Corinthians vive um momento de preocupação com seu departamento médico. Em entrevista coletiva após a derrota para o Flamengo, Dorival Júnior admitiu que não contará com Memphis Depay e André Ramalho no duelo contra o Internacional, no Beira-Rio. “Não acho que teremos Memphis e André Ramalho nesse momento. Memphis não tocou em bola, estamos no aguardo dessa transição que está existindo”, revelou o treinador.

Memphis sofreu um edema no músculo posterior da coxa direita no dia 10 de setembro, diante do Athletico-PR, pela Copa do Brasil, e segue em recuperação. O atacante tem feito apenas atividades internas, sem contato com bola, sob os cuidados do departamento de fisioterapia do clube. A expectativa inicial era de que pudesse atuar contra o Flamengo, mas a comissão optou por não acelerar sua volta.

Situação de André Ramalho

No caso de André Ramalho, a lesão também preocupa. O zagueiro sofreu um estiramento no músculo posterior da coxa direita em exercícios complementares com os profissionais do clube. Em função do problema, João Pedro Tchoca acabou sendo escalado de última hora na defesa diante do Flamengo. O defensor ainda está em fase inicial de recuperação e não tem previsão de retorno.

O treinador usou o exemplo dos dois jogadores para destacar o impacto da sequência de jogos no elenco do Corinthians. “Nós tivemos, sim, algumas lesões, como todas as equipes estão tendo. Não tem como ao longo de uma competição ir jogando praticamente com a sequência que as equipes vêm jogando, vêm atuando. Não tem como você fugir desse contexto. Uma lesão ou outra irá acontecer. Nós tivemos várias lesões por traumas, por choques, mas na maior parte das vezes uma lesão muscular vai acontecer. A carga é muito alta, nós ficamos com um elenco muito reduzido, vocês têm acompanhado a quantidade de jogadores que nós perdemos.”

Elenco limitado e preocupação com o futuro

Dorival ressaltou que a situação de muitos atletas prejudica a evolução da equipe ao longo da temporada. “Para esse momento é muito difícil de contextualizar justamente porque são vários jogadores na mesma situação nos tirando possibilidades de melhorarmos a equipe ao longo das partidas. A gente lamenta isso, mas é um fato que em todos os anos tem acontecido com todas as equipes do futebol brasileiro. O Corinthians não está sendo diferente.”

RS – PORTO ALEGRE – 12/06/2025 – BRASILEIRO A 2025, GREMIO X CORINTHIANS – Andre Ramalho jogador do Corinthians durante partida contra o Gremio no estadio Arena do Gremio pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

O técnico também lamentou a falta de reforços que poderiam dar mais opções para lidar com o desgaste físico e os desfalques. “Nós tivemos uma contratação no início do ano e uma contratação no meio do ano. Apenas isso. E nós estamos buscando as opções dentro do nosso grupo, dentro do nosso alimento. Justamente para tentar encontrar as melhores possibilidades possíveis. Agora, pela limitação do nosso grupo, nós estamos tendo muitos problemas. Em sequência, isso está nos tirando possibilidades.”

Dessa forma, o Corinthians chega pressionado para enfrentar o Internacional, acumulando desfalques importantes e a necessidade de se reorganizar rapidamente. A torcida aguarda uma resposta dentro de campo, enquanto Dorival tenta administrar a crise de lesões que ameaça os planos do clube na temporada.