Botafogo eliminado no Mundial

Apesar das expectativas, o Botafogo encerrou de forma precoce sua trajetória na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Neste sábado (28), a equipe alvinegra foi eliminada ainda nas oitavas de final, ao ser superada pelo Palmeiras em um confronto entre representantes brasileiros.

No decorrer da partida, o Botafogo apresentou postura cautelosa e conseguiu manter o empate sem gols até o fim do tempo regulamentar. Entretanto, a estratégia defensiva ruiria na prorrogação, quando Paulinho, em jogada individual, balançou as redes e decretou a vitória palmeirense, assegurando a vaga do Verdão nas quartas de final.

Diante do desfecho frustrante, o ex-jogador e comentarista Walter Casagrande teceu duras críticas à postura adotada pelo técnico Renato Paiva. Em sua coluna no UOL Esporte, ele argumentou que o plano tático do Botafogo foi excessivamente passivo e ineficaz diante de um adversário como o Palmeiras.

Casagrande criticou postura do Glorioso

Segundo Casagrande, a equipe de Abel Ferreira demonstrou ambição e iniciativa, ao passo que o time carioca se limitou a esperar por uma eventual oportunidade fortuita. Enquanto o Palmeiras buscava o gol com convicção, o Botafogo parecia contar com um lance isolado, um contra-ataque milagroso ou uma sobra ocasional na área adversária”, opinou o comentarista.

Além disso, ele classificou como “irritante” a falta de ousadia apresentada pelo time de General Severiano. Para Casagrande, era esperado que, diante de um adversário brasileiro e conhecido, Renato Paiva optasse por um plano de jogo mais impositivo. “Durante todo o duelo, do tempo regulamentar à prorrogação, o Botafogo permitiu que o Palmeiras controlasse a partida nos moldes desejados por Abel Ferreira, afirmou.

Com relação ao jogo em si, o primeiro tempo foi equilibrado em posse de bola, mas o Palmeiras mostrou-se mais incisivo nas ações ofensivas. A principal oportunidade do Verdão ocorreu em jogada de Vitor Roque, enquanto o Botafogo respondeu apenas aos 42 minutos, em tentativa de Marlon.

Botafogo no Mundial. Vítor Silva/ BFR

Paulinho culminou na eliminação do Botafogo

Na etapa complementar, o confronto ganhou em intensidade. O time paulista chegou com perigo em cruzamento de Piquerez, que Maurício desviou exigindo defesa importante de John. Ainda assim, o placar permaneceu inalterado até o fim dos 90 minutos.

Por fim, a prorrogação trouxe o momento decisivo da partida. Paulinho protagonizou lance individual pela direita, superando Marlon Freitas antes de finalizar com precisão no canto do goleiro botafoguense, garantindo a classificação alviverde e a despedida amarga do Botafogo no torneio.