Vasco da Gama encerrou sua participação na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro com uma vitória expressiva de 3 a 1 sobre o São Paulo, no Morumbis. O resultado impulsionou o Cruzmaltino para a 13ª colocação na tabela, somando 13 pontos, e permitiu que o elenco iniciasse seu período de férias com um respiro na competição.
Enquanto Fernando Diniz prepara a equipe para o retorno aos jogos oficiais, a pauta principal da cúpula cruzmaltina é a situação de Philippe Coutinho. O desejo é claro: ampliar o vínculo do jogador, cujo contrato com o clube se encerra nesta segunda-feira (30).
Decisão tomada
Segundo informação do jornalista britânico John Townley, Coutinho finalmente rescindiu seu contrato com o Aston Villa, da Inglaterra, e está agora livre para assinar em definitivo com o Vasco da Gama. A notícia, que põe fim a uma longa novela, significa que não será mais necessária a renovação do empréstimo junto ao clube inglês, com o qual meia estava vinculado até 30 de junho do próximo ano.
A confirmação oficial da permanência do camisa 11 no Vasco deve acontecer nos próximos dias. A única indefinição, no momento, é o período do novo contrato do jogador com o clube cruzmaltino. As partes ainda não definiram se o novo vínculo, agora em caráter definitivo, terá duração de um ou dois anos.
Desde o início de junho, o Gigante da Colina trabalhava com duas possibilidades: o distrato entre Coutinho e o Aston Villa ou a renovação do empréstimo. Embora o distrato fosse dado como certo no começo do mês, as tratativas não avançaram nas semanas seguintes.

Coutinho jogador do Vasco durante partida contra o Flamengo no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Aos 33 anos, Philippe Coutinho está no Vasco desde meados do ano passado e se tornou um dos principais destaques da equipe na temporada de 2025. Considerado peça indispensável pelo técnico Fernando Diniz, o meio-campista – que tem treinado sem limitações no CT Moacyr Barbosa – já poderá estar disponível para o amistoso do próximo sábado (5), contra o Montevideo Wanderers, do Uruguai, em Natal (RN).

Veja também
Rayan deve desfalcar o Vasco por um longo período por causa do Mundial sub-20, segundo jornalista
Foco no retorno
O Vasco da Gama retorna a campo contra o Botafogo no dia 12 de julho pelo Campeonato Brasileiro, em São Januário, com horário a ser definido. O confronto é válido pela 13ª rodada da competição.