Empréstimo com a Crefisa
O Vasco da Gama fechou um acordo de empréstimo de R$ 80 milhões com a Crefisa, instituição financeira comandada por Leila Pereira, também presidente do Palmeiras. O valor será destinado a cobrir despesas operacionais do clube, que enfrenta uma crise financeira após a 777 Partners, antiga gestora da SAF cruzmaltina, ser afastada do comando.
A operação foi feita no modelo DIP (Debtor in Possession), formato comum em empresas em processo de recuperação, e os detalhes do contrato foram revelados pelo Globo Esporte nesta semana.
Detalhes do acordo
Segundo a fonte, o Vasco só poderá vender ou negociar a SAF com o aval da Crefisa até 8 de junho de 2026. Caso o Cruzmaltino não honre com as obrigações financeiras do acordo, a instituição passará a deter 20% das ações da SAF.
O contrato prevê 12 meses de carência e amortizações trimestrais, com quitação total prevista em até 36 meses. Antes de fechar com a Crefisa, o Vasco chegou a conversar com cerca de 60 instituições financeiras, mas considerou as condições oferecidas por Leila Pereira e José Roberto Lamacchia, dono da financeira, como as mais vantajosas.

SP – Sao Paulo – 16/12/2021 – PALMEIRAS, COLETIVA PRESIDENTE – A Presidente do Palmeiras Leila Pereira durante coletiva de imprensa realizada no CT Barra Funda. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
Leila dona da SAF?
Apesar disso, o empréstimo levantou questionamentos sobre uma possível entrada de Leila Pereira na administração da SAF vascaína. Essa hipótese, porém, foi descartada ao menos até 2027, segundo aponta Jorge Nicola.
Isso porque Leila Pereira ocupa a presidência do Palmeiras e Lamacchia é conselheiro do clube paulista. Quando Pedrinho foi eleito presidente do Vasco, o empresário chegou a cogitar investir no clube, mas a repercussão negativa entre os palmeirenses esfriou o movimento.

Veja também
Valdir Bigode, ídolo do Vasco, cita Flamengo como exemplo e critica ‘Gestão Pedrinho’: “Não vai prosperar”
Enquanto busca estabilizar a situação financeira fora de campo, o Vasco segue focado no Brasileirão Série A. O time comandado por Fernando Diniz se prepara para enfrentar o Vitória neste domingo (5), em São Januário, pela 27ª rodada, em duelo direto na luta contra a zona de rebaixamento.




