Análise da temporada
Um dos destaques do Bahia em 2025, o atacante Willian José caiu como uma “luva” no esquema do técnico Rogério Ceni. O artilheiro voltou ao futebol brasileiro após atuar no exterior nos últimos 12 anos.
Em entrevista ao portal Lance!, o atacante analisou o seu retorno ao Brasil e a temporada do Bahia, na qual a considerou como boa, apesar de indicar que poderiam ter chegado ainda “mais longe” nas competições que disputou.
“Acho que era natural uma readaptação ao futebol brasileiro após tantos anos fora. Não só fisicamente, mas de uma maneira geral, até por também não ter feito pré-temporada. Mas nem sempre as pessoas têm paciência e querem que tudo aconteça rapidamente. Eu tinha convicção de que as coisas aconteceriam da melhor maneira e que faria, juntamente do Bahia, uma boa temporada. Queríamos até ir mais longe, mas vejo como um ano bom e que deixa boas expectativas para um 2026 ainda melhor“, disse o atacante de 34 anos.
Números de artilheiro
Nesta temporada, Willian José participou de 61 jogos (um recorde individual), com 21 gols e sete assistências, o seu maior número em participações em gols na carreira. Foi, inclusive, o artilheiro do Tricolor no ano de 2025.
“Claro que se você joga mais, tem oportunidades de fazer mais gols, dar mais assistências… Acaba sendo natural. Mas para você manter um bom nível, com tantos jogos como é o futebol brasileiro, você precisa se cuidar, treinar, trabalhar bem a mente, descansar, ter uma boa estrutura de trabalho e um bom elenco para, quando necessário, outro entrar e manter o mesmo nível. Mas fico feliz pelos números, todo atacante quer fazer gols, dar assistências e comigo não é diferente. Espero que em 2026 possa manter essa regularidade em campo para, consequentemente, melhorar os números também“, disse o camisa 12.

BA – SALVADOR – 02/11/2025 – BRASILEIRO A 2025, BAHIA X BRAGANTINO – Willian Jose jogador do Bahia comemora seu gol com jogadores do seu time durante partida contra o Bragantino no estadio Arena Fonte Nova pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jhony Pinho/AGIF
De olho em 2026
Pensando em 2026, Willian José adotou um tom otimista e vê o Bahia “ainda mais forte” na disputa por títulos. Ele acredita que, seguindo entre os primeiros colocados, o credenciam a sonhar com objetivos maiores na próxima temporada.

Veja também
Bahia encaminha venda de Rafael Ratão ao Shanghai Shenhua por R$ 12 milhões
“Eu prefiro sempre pensar no coletivo e acho que tem que ser assim em 2026. É pensar num Bahia ainda mais forte, que possa seguir brigando pelos títulos e crescendo. Tivemos grandes momentos em 2025, conquistamos títulos e sabemos que algumas competições tínhamos condições de ir mais longe. Mas faz parte e é só estando entre os primeiros é que poderemos vislumbrar coisas maiores“, analisou ele.




