Vitor Roque aborda denúncia e diz estar tranquilo
O atacante Vitor Roque, do Palmeiras, se pronunciou pela primeira vez sobre a denúncia que enfrenta no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O jogador foi acusado de homofobia após uma postagem em suas redes sociais e pode ser suspenso por até dez partidas. Mesmo assim, afirmou estar com a “cabeça tranquila” e acredita que uma conversa educativa seria suficiente para resolver o caso.
“A cabeça está tranquila. Não vejo (motivo) para uma suspensão. Vejo muitos falando, uma conversa educativa acho que já é válida”, disse Vitor Roque em entrevista coletiva, direto de Londres, onde está com a Seleção Brasileira para os amistosos contra Senegal e Tunísia.
O atleta foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de condutas discriminatórias. O julgamento em primeira instância está marcado para segunda-feira (17), e caso seja condenado, o atacante pode perder o restante do Brasileirão, a menos que atue sob efeito suspensivo.
Palmeiras confia na defesa e jogador explica postagem
Mesmo diante da acusação, Vitor Roque reiterou que sua publicação não teve qualquer conotação ofensiva. A imagem em questão, publicada após a vitória por 3 a 2 sobre o São Paulo, mostrava um tigre (símbolo usado pelo jogador) mordendo o pescoço de um veado. A postagem viralizou nas redes e gerou repercussão negativa, o que motivou a denúncia da procuradoria do STJD.
“Queria falar que não foi nada por esse lado que muitos estão falando, por homofobia, nada. Foi só uma brincadeira ali, que na hora postei sem maldade, mas estão levando para outro lado já. Quem achar isso, peço desculpa já de antemão”, afirmou o atacante.
O caso surgiu após a vitória palmeirense no clássico contra o São Paulo, no Morumbis, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desde então, o clube tem acompanhado de perto os desdobramentos jurídicos e mobilizado sua equipe de defesa.
Julgamento se aproxima e Roque demonstra confiança no clube
Mesmo com a possibilidade de punição severa, Vitor Roque afirmou que não teme o julgamento e destacou o trabalho dos advogados do Palmeiras, demonstrando segurança de que o caso será resolvido de forma justa.

SP – SAO PAULO – 01/10/2025 – BRASILEIRO A 2025, PALMEIRAS X VASCO – Vitor Roque jogador do Palmeiras durante partida contra o Vasco no estadio Arena Allianz Parque pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Marcello Zambrana/AGIF
“E não, não temo (ser suspenso) não, porque os advogados do Palmeiras já estão trabalhando também. Espero continuar ajudando o Palmeiras da melhor forma possível.”

Veja também
Anderson Barros, do Palmeiras, critica a CBF e defende Vitor Roque: ‘que seja decidido nas quatro linhas’
O clube acredita que há elementos suficientes para demonstrar que a publicação não teve intenção discriminatória. A defesa deve argumentar que o conteúdo foi simbólico, fazendo referência ao apelido do atleta e à rivalidade esportiva, sem qualquer relação com preconceito.




