Cruzeiro mira renovação de Matheus Pereira como prioridade para 2026
O Cruzeiro colocou a renovação de contrato de Matheus Pereira, de 29 anos, no topo de sua lista de prioridades para 2026. Titular absoluto e peça-chave aos olhos do técnico Tite, o ‘camisa 10’ tem vínculo com o clube até junho e também desperta interesse de outros times do Brasil, como o Palmeiras.
“Estamos chegando em um denominador comum, e a gente espera concretizar a renovação o mais rápido possível porque hoje é nossa prioridade”, afirmou Pedro Junio, executivo do clube, em entrevista à Itatiaia na Toca da Raposa II. Ele destacou o crescimento e a valorização do meia ao longo de 2025, reforçando sua liderança no elenco e a admiração da torcida.
“Antes de acabar o Campeonato Brasileiro eu já vinha falando com os representantes dele e nesse final de ano intensificamos ainda mais. Não é uma negociação fácil, é uma negociação difícil. Um jogador do tamanho do Matheus Pereira. A renovação com o Matheus é nossa prioridade dentro das condições do Cruzeiro e dentro das condições que o Matheus acha importante”, completou.
Detalhes da negociação e cláusula com Al-Hilal
Um ponto que ainda precisa ser definido envolve o Al-Hilal, ex-clube do meia. Existe uma “cláusula compensatória” estipulada na compra de Pereira pelo Cruzeiro em 2024, já que os sauditas ficaram com 50% dos direitos econômicos. Essa cláusula garante um pagamento ao Al-Hilal proporcional ao tempo restante de contrato do jogador. Quanto mais próximo do fim do vínculo, menor o valor, mas ainda assim, é considerado relevante para o clube celeste e para o estafe do atleta.

Matheus Pereira jogador do Cruzeiro comemora seu gol durante partida contra o Botafogo no estadio Mineirao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Fernando Moreno/AGIF
Matheus Pereira conta com o aval de Tite, que considera o meia essencial para montar o time de 2026. O técnico pediu à diretoria para manter os principais jogadores, reforçando a intenção de não desfazer o elenco que teve bom desempenho na temporada passada.
Com contrato vigente até junho, Matheus Pereira pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube a partir de janeiro, o que permitiria sua saída sem custos, conforme previsto na legislação vigente. O Cruzeiro, que adquiriu 100% dos direitos do jogador junto ao Al-Hilal em 2024, busca evitar essa situação e garantir a permanência do camisa 10.

Veja também
Cruzeiro define saída de Gabigol por empréstimo ao Santos
Opinião da redação do Antenados no Futebol
O Cruzeiro demonstra maturidade ao tratar a renovação de Matheus Pereira como prioridade. Manter um líder do elenco e peça-chave de Tite é fundamental para a estabilidade do time e para que a Raposa siga competitiva em 2026. A negociação é complexa, mas o alinhamento entre clube, técnico e jogador aumenta as chances de um desfecho positivo.




