Marino Hinestroza completa três meses no Vasco sem conseguir estabelecer uma sequência de desempenho regular na equipe titular. Contratado por 5 milhões de dólares junto ao futebol internacional, o jogador colombiano acumula 13 partidas oficiais pelo clube carioca sem registrar gols ou assistências. O cenário contrasta com a expectativa gerada durante a negociação, que foi finalizada após diversas etapas de tratativas entre as partes envolvidas.
A contratação do atleta teve como objetivo suprir a saída de Rayan, dentro de um planejamento do departamento de futebol que buscava perfis específicos para o setor ofensivo. Hinestroza foi identificado como o jogador de potência física para atuar pelos lados do campo, enquanto Brenner chegou para oferecer mobilidade. No momento, o titular da ponta direita é o português Nuno Moreira, que também apresenta números inferiores aos registrados na temporada de 2025.
O rendimento recente do colombiano inclui avaliações baixas em veículos de imprensa, como o portal “ge”, nos confrontos contra Botafogo, Barracas Central e Audax Italiano. Nestas partidas, o Vasco não obteve vitórias, o que aumentou a cobrança externa sobre o investimento realizado no atleta. Internamente, o clube adota uma postura de paciência, embora reconheça a distância entre o desempenho atual e o potencial projetado no momento da compra.
Críticas de Renato Gaúcho
O técnico Renato abordou as dificuldades enfrentadas pelo jogador ao analisar o processo de integração de atletas estrangeiros ao ritmo do futebol nacional. Durante entrevista coletiva após o clássico contra o Botafogo, o treinador mencionou critérios que utilizava em trabalhos anteriores para a aprovação de reforços vindos de mercados vizinhos, destacando a questão tática como o principal obstáculo.
Hinestroza deve ganhar mais chances no Vasco?
Hinestroza deve ganhar mais chances no Vasco?
0 pessoas já votaram
“Quando eu estava no Grêmio e me ofereciam jogadores colombianos e equatorianos, eu gosto deles, mas eu só dava o aval pra trazerem quando estavam adaptados ao futebol brasileiro. O jogador colombiano e equatoriano precisa de muito tempo para se adaptar ao futebol brasileiro. Tem uma diferença muito grande, principalmente taticamente. E isso leva tempo”, afirmou o comandante vascaíno sobre o tema.

Marino Hinestroza, jogador do Vasco, durante partida contra o Chapecoense -Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Após o revés diante do Audax Italiano, Renato voltou a ser questionado sobre a rotatividade do elenco e as chances dadas a jogadores como Adson e o próprio Hinestroza. O técnico enfatizou que o aproveitamento nos jogos depende do que é apresentado na rotina de trabalhos no centro de treinamentos. “Treinador conhece jogador do dia a dia. Todos têm tido oportunidade. Daqui a pouco não vai para o jogo e vão perguntar: por que não põe fulano, sicrano?”, declarou.
Focando na sequência e na continuidade
O Vasco busca a reabilitação no Campeonato Brasileiro neste sábado, às 18h30, contra o São Paulo, em São Januário. A equipe ocupa a 13ª colocação na tabela, com 13 pontos, enquanto o adversário paulista soma 20 pontos e figura na terceira posição. As informações sobre os valores da transferência, estatísticas do jogador e declarações da comissão técnica foram compiladas a partir de coberturas jornalísticas do cotidiano do clube de São Januário.




