Vasco e os problemas defensivos no Brasileiro
O Vasco voltou a cometer erros defensivos que custaram gols para os adversários no Campeonato Brasileiro. Contra o Ceará, a história se repetiu em São Januário, com o cruzmaltino permitindo o empate por 2 a 2 no apagar das luzes.
Segundo um levantamento do site GE, o Vasco é o time com o maior número de falhas individuais no Brasileiro em comparação com todos os outros da Série A. Ao todo, foram nove erros individuais que causaram gols dos adversários. O Fluminense ocupa a 2ª posição com seis erros, seguido do Ceará, com quatro.
Curiosamente, oito das nove falhas aconteceram em São Januário, em partidas que o Vasco não conseguiu vencer. Inclusive, a equipe de Fernando Diniz não consegue ganhar um jogo em casa há quatro meses no Brasileiro.
Relembre as partidas com erros individuais:
- Vasco 2 x 1 Santos
- Corinthians 3 x 0 Vasco – o segundo gol
- Ceará 2 x 1 Vasco – o primeiro gol
- Vasco 0 x 1 Palmeiras
- Internacional 1 x 1 Vasco
- Mirassol 3 x 2 Vasco – o primeiro e o segundo gol
- Vasco 2 x 2 Ceará – os dois gols
Pontos perdidos
Além da vitória que escapou contra o Ceará no último domingo (14), o Vasco deixou de vencer Internacional no Beira-Rio e Mirassol em casa. Fora isso, poderia ter, ao menos, alcançado um empate contra Palmeiras e Ceará – este no primeiro turno.
Ou seja, o cruzmaltino deixou de somar nove pontos no Brasileiro. Se tivesse garantido essa pontuação, estaria na 8ª colocação com 32 pontos, com chances reais de buscar uma vaga na Copa Libertadores via campeonato. No entanto, o cenário é outro: ocupa a 15ª colocação do Brasileirão, com 23 pontos.

RJ – RIO DE JANEIRO – 14/09/2025 – BRASILEIRO A 2025, VASCO X CEARA – Paulo Henrique jogador do Vasco lamenta durante partida contra o Ceara no estadio Sao Januario pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
O que aconteceu contra o Ceará
Pouco depois de Phillipe Coutinho abrir o placar, Galeano empatou para o Ceará graças a um erro de Matheus Cocão, que recebeu um passe de Léo Jardim na entrada da área. O volante recuou curto, Paulo Baya recuperou a bola e disparou, o arqueiro defendeu, mas Galeano apareceu livre para marcar.

Veja também
Léo Jardim dispara sobre empate do Vasco contra o Ceará: “Entregamos dois pontos de bandeja”
Depois de Cuesta recolocar o cruzmaltino à frente, um novo erro custou a vitória. Em um lançamento longo, Paulo Henrique perdeu na corrida para Fernandinho, que chutou com potência, Léo Jardim espalmou, mas Pedro Raul aproveitou o rebate para silenciar São Januário, nos acréscimos.




