A situação financeira do Santos passou a mobilizar também parte da torcida do Palmeiras. Após a divulgação do risco de jogadores deixarem a Vila Belmiro, palmeirenses começaram a pedir a contratação do meia Gabriel Bontempo, de 21 anos.
No X, antigo Twitter, o perfil Planeta do Palmeiras compartilhou a notícia sobre a crise santista e destacou apenas o nome do jogador: “Gabriel Bontempo”. Em outra publicação, a página escreveu: “Eu exijo ver Gabriel Bontempo vestindo Verde”. Um torcedor também afirmou: “Eu quero o Gabriel Bontempo no Palmeiras”.
A reação na web surgiu após a informação de que o Santos completou três meses de atraso nos direitos de imagem. Sem recursos suficientes em julho, o clube não conseguiu reduzir a pendência e passou a correr o risco de atletas buscarem a rescisão contratual na Justiça.
Torcida do Palmeiras pede contratação de Gabriel Bontempo
Ao UOL Esporte, o advogado Gabriel Sandoval, especialista em Direito Desportivo, explicou que a Lei Geral do Esporte permite que o jogador busque a rescisão em caso de dois meses de atraso. Mas a aplicação depende da data e da redação de cada contrato, já que alguns acordos ainda mencionam a antiga Lei Pelé.
Um atleta que obtenha a rescisão indireta pode assinar com outro clube do Brasileirão, independentemente da quantidade de partidas disputadas. Também existe a possibilidade de cobrança da cláusula compensatória, correspondente aos salários previstos até o fim do contrato.
Até o momento, não há interesse oficial, proposta ou negociação do Palmeiras por Gabriel Bontempo. A movimentação está restrita aos pedidos dos torcedores, e também não existe informação de que o meia tenha procurado a Justiça para deixar o Santos.
Opinião: Verdão deve acompanhar o caso sem tratar pedido como negociação
A repercussão mostra que a torcida do Palmeiras enxerga uma oportunidade diante da crise do rival. O clube pode acompanhar a situação, mas o atraso nos pagamentos não transforma automaticamente Bontempo em um jogador disponível para ser contratado no mercado da bola.




