Polêmica continua em Sport x Fluminense
O Sport avalia pedir a anulação do empate contra o Fluminense por 2 a 2, que aconteceu na última quinta-feira (1), na Ilha do Retiro, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão considera que houve “erro de direito” da arbitragem no lance do pênalti marcado ao Tricolor das Laranjeiras.
Na partida, o árbitro Raphael Claus acabou sendo chamado ao VAR em duas situações: na primeira, um gol anulado ao Fluminense por uma falta no início do lance; na segunda, um pênalti marcado em cima de Ignacio.
O vice-presidente do Sport, Raphael Campos, reclama que Ignacio recebeu apenas o cartão amarelo, em vez do vermelho no gol anulado. Depois, questiona a posição do VAR que o chamou para discutir uma falta antes do pênalti sofrido pelo próprio camisa 4 da equipe carioca.
“No primeiro, sequer cogitam o vermelho. No segundo (lance), ele confirma na hora que deu falta (em Pablo) e apita. Depois, o VAR pergunta de novo se ele deu falta e ele confirma de novo. E mesmo assim é chamado (pelo árbitro de vídeo)”, disse Campos, em entrevista ao site ge.
Controvérsia envolvendo Claus e VAR
Porém, existiu uma controvérsia envolvendo o pênalti do Fluminense contra o Sport. Em campo, Claus deixou o lance seguir após entrada de Ignacio em Pablo, mas, após divulgação dos áudios do VAR, o mesmo árbitro confirmou que deu a falta no início do lance que culminou no pênalti.
“Claus, a sua marcação é de falta no início da jogada?”, pergunta o VAR. “Falta no Pablo, falta no Pablo”, responde o árbitro. Para Campos, houve um erro de direito pois o VAR não poderia intervir numa falta comum antes do pênalti.
“Claus não tinha marcado a falta em Pablo. Mas ele diz no áudio com o VAR que marcou. O VAR não poderia intervir. Além de não ter sido pênalti, eles (VAR e Claus) cometem um erro de direito. Estamos estudando com o jurídico como embasar isso”, avisou o vice-presidente do Sport.

PE – RECIFE – 01/10/2025 – BRASILEIRO A 2025, SPORT X FLUMINENSE – Raphael Claus Arbitro da partida entre Sport e Fluminense na Ilha do Retiro em Recife (PE), pelo Campeonato Brasileiro Serie A 2025. Foto: Marlon Costa/AGIF
“Se o árbitro confirma em conversa que tinha marcado a falta anterior ao lance do suposto pênalti, tudo que ocorreu depois é irregular“, continuou ele, inconformado com o lance do segundo gol do Fluminense.

Veja também
Zubeldía evita comentar polêmica sobre a arbitragem e promete analisar erros do Fluminense contra o Sport
O que diz a regra
O artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que a anulação de uma partida só é concedida se ocorrer um erro de direito, que se refere a eventual interpretação ou aplicação errada das regras do jogo.




