O São Paulo dominou as ações no MorumBis e venceu o Santos por 2 a 0 neste sábado (31), em SanSão válido pela 6ª rodada do Campeonato Paulista. Gonzalo Tapia e Luciano anotaram os gols do Tricolor no clássico.
A estratégia do técnico Hernán Crespo ficou clara desde o início: sufocar a saída do adversário e não deixar o Santos ter a posse de bola e deu um verdadeiro nó tático no compatriota Juan Pablo Vojvoda.
Opinião do Antenados no Futebol: como Crespo levou a melhor
Crespo repetiu boa parte do time que venceu o Flamengo no meio de semana, mantendo a base com uma linha de três zagueiros e dois alas (Maik pela direita e Enzo Díaz pela esquerda) bem espetados. A flutuação da equipe tricolor foi crucial para a abertura de espaços na defesa do rival.
Desde o apito inicial, o São Paulo controlou as ações no MorumBis. Aos 36 minutos do primeiro tempo, Gabriel Menino foi expulso e deixou o Santos com um a menos, prejudicando toda a estratégia de Vojvoda. O treinador santista foi obrigado a recuar ainda mais, colocando Zé Rafael no lugar de Rollheiser para preencher o espaço no meio-campo. Vojvoda também promoveu a entrada de Rony para ter um escape de velocidade, mas o novo atacante do Peixe pouco contribuiu.

Lucas jogador do Sao Paulo durante partida contra o Santos no estadio Morumbi pelo campeonato Paulista 2026. Foto: Marcello Zambrana/AGIF
Mini-ângulo exclusivo ANF
Crespo identificou rapidamente as fragilidades do rival, sacou um dos zagueiros (Sabino) para deixar o Tricolor ainda mais ofensivo, colocando Lucas Moura para preencher o ataque. A decisão ofensiva foi rapidamente recompensada com dois gols logo no início da etapa complementar.
Mais uma vez, Luciano foi decisivo para o São Paulo. O camisa 10 foi ovacionado pela torcida tricolor após uma bela atuação no clássico. Autor do gol que abriu o placar no SanSão, Gonzalo Tapia também foi muito importante para o ataque tricolor. Destaque também para Marcos Antônio, responsável pela condução de bola entre setores que levou o São Paulo a empilhar chances de gol. O meio-campista deu uma assistência e acertou mais de 90% dos passes no jogo.
Com a vitória, o São Paulo respira aliviado e chega aos sete pontos no Paulistão, assumindo assim a 11ª posição. Por sua vez, a derrota deixa o Santos com seis pontos, caindo uma posição e ficando na 12ª colocação na tabela do estadual.
Chance de revanche no Brasileirão
O próximo compromisso das equipes é o reencontro na Vila Belmiro. Santos e São Paulo voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (4), às 20h (de Brasília), pela segunda rodada do Brasileirão.
Acompanhe as próximas análises do Antenados no Futebol e não perca os compromissos seguintes de São Paulo e Santos, sejam no Brasileirão ou na sequência do Campeonato Paulista.

Veja também
Hernán Crespo “barra” Alisson contra o Santos após retorno ao São Paulo; entenda




