O Bahia fez sua estreia na temporada 2026 com um belo triunfo diante do Jequié. No último domingo (11), o Esquadrão ganhou o jogo por 4 a 2, pelo jogo de abertura do Campeonato Baiano.
Após a partida, o técnico Rogério Ceni revelou que aprovou a estreia de Luiz Gustavo pelo Esquadrão. Além disso, o comandante do Tricolor de Aço fez um ‘pedido especial’ em relação aos jovens atletas que terão oportunidade ao longo do Baiano.
Ceni adota cautela com jovens do Bahia
Ceni afirmou que o desempenho dos jovens em campo é o que definirá quem será mais aproveitado ao longo de 2026. O treinador do Bahia espera que os atletas que ‘passarem no teste’ serão mais utilizados nas principais competições do ano, como a Libertadores: “Se mostrarem que estão prontos, vão receber oportunidades em competições maiores”.
Novidade na escalação do Bahia contra o Jequié, o jovem Dell, de apenas 17 anos, foi citado por Ceni como exemplo. O treinador logo tratou de tirar a pressão do jovem, mas disse que se ele se mostrar preparado, pode ser utilizado com mais frequência.

Rogerio Ceni tecnico do Bahia durante treino no Centro de Treinamento CT do Bahia na cidade de Dias Davila, Bahia. Foto: Jhony Pinho/AGIF
“Essa oportunidade de jogar o Baiano vai falar quem está mais pronto, mas é injusto colocar expectativa em um garoto de 17 anos para resolver problemas em pré-Libertadores”, iniciou Rogério Ceni.
“Se o Dell se dedicar e evoluir, acho que ele pode ser mais usado. Mas não vou falar em cima de um jogo, tem que ser dois, três, quatro. Eles têm um treinador que pede e exige muito”, completou o técnico do Bahia.
Opinião do Antenados no Futebol
Rogério Ceni adota cautela com atletas oriundos da base justamente para evitar a pressão excessiva de disputar competições mais pesadas, sem o ritmo e a experiência necessária. Acreditamos que essa blindagem inicial é positiva, mas quem mostrar potencial deve ser aproveitado pelo Esquadrão nos principais jogos do ano.

Veja também
Román Gómez aparece no BID e já pode fazer sua estreia pelo Bahia




