Situação de Neymar
Neymar voltou ao Santos no começo do ano e trouxe muitas expectativas junto com ele. Apesar de ter ajudado quando esteve disponível, o craque conviveu com lesões e ficou de fora em várias partidas ao longo do Campeonato Brasileiro.
O plano de Neymar é claro — disputar a Copa do Mundo de 2026 com a Seleção Brasileira, mas o craque santista ainda sequer foi convocado pelo técnico Carlo Ancelotti, que não ainda vê intensidade necessária para o camisa 10 jogar um Mundial no mais alto nível.
Queda para a Série B pode significar adeus do ídolo
O ‘Globo Esporte’ trouxe detalhes que mostram a importância da permanência do Santos na Série A em 2026. Nos bastidores, o discurso é de foco total nas finais restantes e internamente até se evita falar em rebaixamento. A posição atual do SFC na tabela é bem perigosa — 16º colocado com 33 pontos, apenas dois à frente do Vitória, primeira equipe do Z-4.
Contudo, como trouxe o ‘ge’, Neymar acaba sendo um personagem crucial em meio ao caos financeiro vivido pelo Santos. Mensalmente, o camisa 10 custa aproximadamente R$ 4,4 milhões e uma queda para a Série B reduziria drasticamente os ganhos do Peixe, que dificilmente iria conseguir arcar com o salário do ídolo.

Neymar jogador do Santos durante aquecimento antes da partida contra o Fluminense no estadio Vila Belmiro pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jota Erre/AGIF
A reportagem acrescenta que, além da questão financeira, o Santos dependeria da vontade de Neymar de jogar a segunda divisão em ano de Copa do Mundo. Todos sabem do desejo do craque de voltar a vestir a camisa da Amarelinha.
Para manter Neymar em 2026, o Santos precisaria de um novo acordo de direitos de imagem — o Peixe já tem um compromisso de R$ 85 milhões a serem pagos ao astro até o final do ano que vem. Um eventual rebaixamento deixaria o novo acordo do clube com o jogador comprometido.
Opinião do Antenados no Futebol
A situação financeira atual do Santos já não é das melhores. Independente do futuro de Neymar, o futuro do Santos Futebol Clube mais uma vez está em jogo. Voltar à Série B um ano após deixá-la, além de machucar (e muito) o torcedor, trará um prejuízo irreparável ao clube como instituição.

Veja também
Guilherme mantém bom desempenho pelo Santos em clássicos paulistas; O Palmeiras já foi sua vítima




