Marlon, destaque no Grêmio
Marlon se tornou um dos principais nomes do Grêmio no Campeonato Brasileiro. O lateral-esquerdo assumiu um papel importante não apenas na defesa, mas, em especial, contribuindo para o setor ofensivo do Imortal.
De acordo com dados da plataforma Sofascore, Marlon virou o principal nome do elenco em “grandes chances criadas” na competição. Em média, o camisa 23 lidera a estatística da equipe com seis tentativas que pode terminar em gol.
Na defesa, o capitão do Grêmio faz jus à sua importância: é o número 1 com mais desarmes por partida no Brasileirão. Junto de Villasanti (lesionado), o lateral-esquerdo tem 2.5 roubadas de duelo por duelo.
Além disso, Marlon está no pódio do Imortal em outras duas estatísticas: interceptações e passes decisivos por jogo. No Brasileirão, o camisa 23 atuou em 22 jogos, deu duas assistências e recebeu seis cartões amarelo, totalizando 2552 minutos – perdeu apenas cinco jogos da competição.
Perda da posse de bola
Por outro lado, Marlon ocupa a liderança de uma estatística negativa: a perda de posse de bola por jogo, com 15.8. Este dado reflete o grande volume de jogo do lateral-esquerdo, visto a sua importância na construção ofensiva.

SP – BRAGANCA PAULISTA – 04/10/2025 – BRASILEIRO A 2025, BRAGANTINO X GREMIO – MARLON jogador do Gremio durante partida contra o Bragantino no estadio Cicero De Souza Marques pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Joisel Amaral/AGIF
A título de comparação, Kike Olivera, que vem sendo questionado pela torcida, vem na 2ª posição na perda da posse de bola, com 11.3. Pavón completa o pódio na estatística, com 11.1.

Veja também
Grêmio projeta retorno de Tiago Volpi para duelo contra o São Paulo após a Data FIFA
Estastíticas do Grêmio no Brasileiro
Perda da posse de bola por jogo
- Marlon 15.8
- Olivera 11.3
- Pavón 11.1
Grande chances criadas por jogo
- Marlon – 6
- Alysson Edward, Cristaldo e Edenilson – 4
- André Henrique, Amuzu, Riquelme, Aravena, Pavón e Arezo
Desarmes por jogo
- Marlon e Villasanti – 2.5
- Alysson Edward – 1.8
- Camilo e Dodi – 1.7
Interceptações por jogo
- Villasanti – 1.6
- Marlon e Camilo – 1.2
- Wagner Leonardo e Kannemann – 1.0
Passes decisivos por jogo
- Cristaldo – 1.3
- Marlon – 1.0
- Braithwaite – 0.9
Média das notas gerais
- Tiago Volpi – 7.14
- Marlon – 7.03
- Braithwaite – 6.98
- André Henrique – 6.96
- Kannemann – 6.92




