Palmeiras e Leila apoiam mudanças da CBF
A Confederação Brasileira de Futebol oficializou, nesta quarta-feira (1º), a atualização do calendário nacional que será implementado a partir de 2026. A medida traz mudanças significativas em diferentes competições e promete alterar a dinâmica do futebol brasileiro nos próximos anos. Assim, Leila Pereira, presidente do Palmeiras, comentou a mudança.
Uma das principais novidades é a redução da duração dos campeonatos estaduais. A partir de 2026, todos eles, incluindo o Paulistão, passam a ter limite de 11 datas no calendário oficial.
Repercussão imediata
Entre as primeiras reações ao anúncio está a da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, que destacou a importância do movimento. “O Palmeiras concorda com as mudanças no calendário divulgadas pela CBF, a começar pela redução de todos os estaduais para 11 datas, incluindo o Campeonato Paulista. Soluções difíceis exigem decisões difíceis! A CBF deu hoje um passo muito importante para que tenhamos, em um futuro próximo, um calendário ainda melhor, que respeite plenamente a integridade dos atletas e valorize o futebol brasileiro em cada uma de suas particularidades”, declarou a dirigente.
A fala da presidente reflete o apoio de parte dos clubes da Série A, que há tempos pressionavam por ajustes na quantidade de jogos da temporada.
Copa do Brasil reformulada
O torneio de mata-mata também passa por mudanças expressivas. A partir de 2026, a Copa do Brasil será decidida em partida única, deixando para trás o tradicional formato de finais em ida e volta.

Veja também
Galvão Bueno liga alerta no Palmeiras sobre desempenho contra times do G-6: “Esse é o drama”
Outra alteração de impacto é o momento de entrada dos times da elite do Brasileirão. A partir da nova estrutura, os clubes da Série A só começam a disputar o torneio na quinta fase, o que garante uma diminuição de até três compromissos no ano.
O número de participantes também sofrerá ampliação gradual. Em 2026, 126 equipes estarão presentes na disputa. Já em 2027, o torneio passa a contar com 128 clubes, quantidade que será mantida até 2029.




