O ex-volante João Paulo, de 34 anos, anunciou oficialmente sua aposentadoria dos gramados após uma carreira de mais de 15 anos entre clubes do Brasil e do exterior, em função de problemas físicos recorrentes.
João Paulo atuou pelo Botafogo entre 2017 e 2019, período em que disputou 119 jogos pelo clube e marcou sete gols, além de ter sido campeão carioca em 2018 com o Glorioso.
Números recentes do ex-volante do Botafogo
Após sua passagem pelo futebol carioca, o volante se transferiu para os Seattle Sounders, dos Estados Unidos, onde se tornou um dos principais nomes da equipe na Major League Soccer.
Pelo clube norte-americano, disputou 158 partidas, marcou oito gols e distribuiu 19 assistências, no período de 2020 a 2025, desde que deixou a equipe do Estádio Nilton Santos.
A decisão de encerrar a carreira foi motivada pela persistência de lesões, que vinham comprometendo sua continuidade no futebol de alto rendimento, levando o atleta a optar por pendurar as chuteiras aos 34 anos.

João Paulo. Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo
João Paulo começa novo ciclo em sua carreira como treinador
João Paulo já iniciou sua transição para a carreira de treinador, tendo sido anunciado como auxiliar técnico do Tacoma Defiance, equipe afiliada ao Seattle Sounders que disputa a MLS Next Pro, dando início à sua trajetória fora das quatro linhas.
Revelado pelo Internacional em 20211, ele passou elo Atlético Goianiense, Goiás e Santa Cruz no Brasil, até chegar ao Botafogo e logo depois, se transferir a equipe dos Estados Unidos.

Veja também
Botafogo recebe oferta oficial do Al-Wasl para vender Arthur Cabral e Anselmi é informado




