Flamengo

Jesús Valenzuela anula gol em Flamengo X Racing e ex-árbitros divergem sobre falta de Sosa em Carrascal

Especialistas em arbitragem avaliaram o lance polêmico do duelo entre Flamengo e Racing gerando opiniões divididas

O árbitro Jesús Valenzuela durante partida entre Flamengo e Racing no estádio Maracanã pelo campeonato Copa Libertadores 2025. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
O árbitro Jesús Valenzuela durante partida entre Flamengo e Racing no estádio Maracanã pelo campeonato Copa Libertadores 2025. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Lance polêmico marca vitória do Flamengo no Maracanã

O Flamengo venceu o Racing por 1 a 0, na última quarta-feira (22), no Maracanã, pela ida da semifinal da Copa Libertadores, e garantiu vantagem para a partida decisiva na Argentina. Apesar disso, o duelo também ficou marcado por um lance polêmico no início do segundo tempo. O árbitro Jesús Valenzuela anulou um gol do time argentino ao marcar falta de Sosa em Jorge Carrascal, alegando uma cotovelada na nuca do colombiano durante a cobrança de escanteio.

A bola chegou a ultrapassar a linha do gol defendido por Rossi, mas o lance foi interrompido milésimos antes da conclusão. A decisão irritou os jogadores e a comissão técnica do Racing, que reclamaram bastante em campo. O VAR não interferiu na jogada, sustentando a marcação do árbitro venezuelano.

Ex-árbitros analisam o lance e se dividem sobre a decisão

O ex-árbitro Guilherme Ceretta criticou duramente a marcação. “Não foi nada. O árbitro, além de errar e dar a falta, apitou antes do lance ser concluído, impedindo o VAR de intervir e poder ajudá-lo. Errou a arbitragem, que está em momento crítico. É bom para que a gente não fale só da arbitragem brasileira. É um caos total na América do Sul.”, disse ao UOL.

PUBLICIDADE

Já Manoel Serapião teve opinião diferente, considerando a falta bem marcada. “Houve falta por uso indevido do braço no rosto do Carrascal. O Sosa impulsionou o braço quando deveria recolhê-lo. Houve ação imprudente. O árbitro acertou, embora o procedimento correto fosse esperar o lance ser concluído e marcar a falta só depois, pois o VAR checaria e haveria possibilidade de correção em caso de erro.”

O também ex-árbitro João Paulo Araújo discordou e avaliou que o gol do Racing deveria ter sido validado. “É um lance muito difícil porque isso acontece em toda bola alta. O Sosa coloca o braço no ombro do Carrascal e faz a alavanca, até por isso ele sobe mais alto. A única coisa diferente neste lance foi que o cotovelo dele foi mais à frente. Isso é coisa de jogador argentino, paraguaio, uruguaio… eles fazem muito isso. Para mim, não foi falta. O gol foi legal. Se os árbitros forem marcar este lance toda hora, em todas precisarão dar falta. Os jogadores estão acostumados a fazer essa alavanca com o braço, que para mim é falta, mas ninguém marca. Então, eu diria que o gol foi legal.”

VAR ausente e atuação de Carrascal voltam a ser destaque

Por fim, Alfredo Loebeling elogiou a atuação do VAR, apesar de reconhecer a falta. “Mais do que o acerto, porque existe a falta com o cotovelo do Sosa, me alegra o papel do VAR: ele não se meteu porque viu que o árbitro estava próximo e interpretou o lance, sem querer apitar o jogo. A falta existiu, mas o papel do VAR, ficando ausente, é o perfeito deste lance.”

PUBLICIDADE

Apesar da polêmica, o Flamengo conseguiu sair com a vantagem graças ao gol de Jorge Carrascal, o grande nome da partida. O meia colombiano, ex-River Plate, mostrou categoria e oportunismo ao completar para o gol após jogada de Bruno Henrique, garantindo a vitória rubro-negra por 1 a 0 no primeiro duelo da semifinal e sendo o grande destaque da partida.

Opinião da Redação Antenados no Futebol

A divergência entre os ex-árbitros revela o quanto a interpretação segue sendo um dos pontos mais delicados da arbitragem sul-americana. O Flamengo foi beneficiado por uma leitura estrita da regra, mas o debate evidencia a ausência de padronização entre os árbitros e o uso ainda impreciso do VAR na Libertadores. A dúvida que fica é: A Conmebol conseguirá tornar suas decisões mais consistentes antes da final?

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Conmebol divulga áudio do VAR em pênalti do Palmeiras
Times

Conmebol divulga áudio do VAR em pênalti do Palmeiras

Técnico do Independiente Rivadavia avisa o Fluminense: "Vamos para ganhar"
Libertadores

Técnico do Independiente Rivadavia avisa o Fluminense: "Vamos para ganhar"

Hugo projeta briga pelo título da Libertadores de 2026
Times

Hugo projeta briga pelo título da Libertadores de 2026

Presidente da Conmebol reage ao retorno do Cruzeiro à Libertadores
Futebol Internacional

Presidente da Conmebol reage ao retorno do Cruzeiro à Libertadores

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo