Perfil de reforços para 2026
O Vitória conseguiu se salvar de novo rebaixamento e continua na Série A em 2026. No entanto, o clube já reconheceu que errou nas contratações da última temporada e, assim, decidiu mudar o perfil para o próximo ano. Em entrevista ao ge, o diretor de futebol Gustavo Vieira, que ainda não sabe se fica no Leão, deu detalhes sobre o perfil desejado:
“Aprendi muito rápido que quem veste a camisa do Vitória tem que se conectar com a torcida. Isso é fundamental. Se eu bem entendi, as boas avaliações feitas no primeiro semestre eram baseadas em ter um time mais técnico, mas esse movimento não foi bem sucedido. Então estamos buscando trazer atleta com empatia, conexão com o torcedor, que jogue, que tenha competição, que vibre junto com o Barradão. Esse é o perfil.”
Além disso, o dirigente revelou foco no mercado nacional: “Neste momento temos mais energia colocada em atletas brasileiros, jogadores mais familiarizados com o que vai encarar em termos de viagens e jogos. Queremos enfrentar a temporada com a dignidade e tamanho que o Vitória merece.”
Contratações ágeis para 2026
A temporada encerrou no início de dezembro, mas a próxima já inicia nas primeiras semanas de 2026. Dessa forma, há uma necessidade em buscar reforços com rapidez. Gustavo Vieira comenta sobre o assunto, falando também sobre o desejo de renovar com alguns nomes:
“O Campeonato Brasileiro vai iniciar 28 de janeiro, uma experiência que o futebol brasileiro ainda não viveu. Manter a base do time passa a ser uma prioridade. Queremos manter o maior número de jogadores possível dentro daqueles que se destacaram.”
“Quem não for possível, vamos repor sem perder qualidade. O que interessa é uma boa pré-temporada, um time competitivo. Talvez não seja possível ter todos aqui no dia três (de janeiro), mas estamos fazendo todo esforço.”

Gustavo Vieira, executivo de futebol do Vitória — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Opinião do Antenados no Futebol
Após os problemas do Vitória em 2025, o Vitória precisa de mudanças para a próxima temporada. O foco em jogadores brasileiros, já acostumados com o futebol nacional, pode ajudar. Até porque alguns estrangeiros mostraram dificuldade com esse aspecto durante o ano.

Veja também
Renato Kayzer se reapresenta antes do previsto com elenco alternativo do Vitória




