Goleiro do Cruz Azul destaca postura antes de enfrentar o Flamengo
O Flamengo inicia sua caminhada no Intercontinental de Clubes enfrentando o Cruz Azul (MEX), estreante no torneio, nesta quarta-feira (10), às 14h (horário de Brasília). Do outro lado, o goleiro Andrés Gudino valorizou o tamanho do adversário e garantiu que os mexicanos não vão mudar sua forma de atuar. “Vamos jogar da mesma forma que temos jogado no nosso campeonato, então vamos entrar em campo com muita vontade e tenho certeza de que faremos uma boa partida”, afirmou Gudino em entrevista à FIFA.
A fala reforça o tom de respeito ao Flamengo, que chega como candidato natural à classificação, por ser presença constante nas competições internacionais. Mesmo assim, o Cruz Azul demonstra confiança para competir em igualdade e entregar um desempenho sólido no primeiro compromisso da equipe no torneio.
Mexicano cita exemplo recente e mantém confiança em possível surpresa
A comparação com o Pachuca, que surpreendeu o Botafogo em 2024 e alcançou a final contra o Real Madrid, naturalmente surgiu ao longo da preparação mexicana. Questionado sobre a possibilidade de repetir o feito, Gudino respondeu: “Isso é digno de respeito e parabéns. Mas nós vamos lá para fazer o nosso torneio e vamos lá para ter uma grande atuação. Temos confiança, temos fé uns nos outros, então vamos lá com o espírito elevado para fazer uma boa Copa Intercontinental”.
O goleiro reforçou que, apesar de respeitar o que o Pachuca fez, o Cruz Azul vive seu próprio momento no torneio e não trabalha com comparações. A meta é competir com intensidade, acreditando no desempenho coletivo e no que pode ser produzido diante do Flamengo.
Enfrentar o Flamengo e sonhar com o PSG no caminho da decisão
Além do peso do duelo contra o Flamengo, a organização do torneio traz também o atrativo de um possível encontro com o PSG (FRA) em uma eventual fase final. Questionado sobre a motivação de enfrentar grandes clubes, Gudino foi direto. “Sim, claro. Só de saber que existem equipes de tanto prestígio e grandeza participando do torneio já nos enche de inspiração. A possibilidade concreta de disputar uma final futura contra o PSG é incrível”.

Andrés Gudiño do Cruz Azul segura a bola durante a partida de segunda mão das semifinais entre Tigres UANL e Cruz Azul como parte do Torneo Apertura 2025 Liga MX no Estádio Universitario em 06 de dezembro de 2025 em Monterrey, México. (Foto de Azael Rodriguez/Getty Images)
Para chegar lá, porém, Flamengo e Cruz Azul precisam antes superar o primeiro jogo do Intercontinental. O vencedor do confronto desta quarta enfrenta o Pyramids (EGI) na sequência, alimentando o sonho de avançar no torneio e se aproximar da decisão contra o campeão europeu.

Veja também
Flamengo quer R$ 120 milhões para vender Jorge Carrascal ao Olympique de Marselha
O duelo entre Flamengo e Cruz Azul terá transmissão de Globo (TV aberta), GE TV (YouTube) e Cazé TV (YouTube), ampliando o alcance da estreia rubro-negra no torneio. O confronto marca o primeiro capítulo da trajetória do clube brasileiro em busca de mais uma disputa internacional importante.




