O pontapé inicial do Flamengo no Campeonato Carioca de 2026 tem gerado inúmeros questionamentos. Isso porque o clube traçou um planejamento de utilizar apenas o time sub-20 na disputa das rodadas iniciais do estadual, visando dar um tempo maior de recuperação para o elenco profissional.
Contudo, os Garotos do Ninho não conseguiram corresponder — o time campeão mundial no sub-20 disputou três jogos no Carioca: empatou com a Portuguesa-RJ (1 a1) e foi superado por Bangu (2 a 1) e Volta Redonda (3 a 0). Diante deste cenário, a situação do Fla no Carioca foi comprometida e já se fala em um possível retorno de alguns jogadores da equipe principal.
Filipe Luís de volta? Decisão será tomada nesta terça-feira
Segundo informações da jornalista Mônica Alves, do Coluna do Fla, o Flamengo vai tomar uma decisão sobre o retorno antecipado de alguns atletas profissionais nesta terça-feira (20). O martelo será batido em conjunto por Bap, José Boto, Filipe Luís e os próprios jogadores.
Uma avaliação sobre a condição física destes atletas será realizada. O Flamengo encara o Vasco nesta quarta-feira (21) no Maracanã às 21h30 (horário de Brasília), pela terceira rodada da Taça Guanabara.

Bruno Pivetti pode dar lugar a Filipe Luís em Flamengo x Vasco. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Nos bastidores, há o entendimento que a situação que o clube se encontra no Carioca é de fato delicada, podendo disputar o playoff de rebaixamento, o que implicaria em mais jogos no calendário. Sendo assim, se alguns profissionais voltarem contra o Vasco, Filipe Luís assume a beira no campo no lugar de Bruno Pivetti, técnico do sub-20.
Por fim, a publicação revela alguns nomes cotados para disputar o Clássico dos Milhões — Ayrton Lucas, Emerson Royal, Allan, Evertton Araújo, Michael e Everton Cebolinha. Nenhum destes atletas terminou 2025 como titular, mas fizeram parte de toda a campanha da última temporada como reservas, alguns com um alto número de jogos.
Opinião do Antenados no Futebol
O planejamento inicial do Flamengo era claro — preservar seu time titular para a disputa da Supercopa do Brasil contra o Corinthians e o início do Campeonato Brasileiro. Com o estadual em segundo plano, o risco de rebaixamento e de disputar jogos considerados desnecessários deve alterar os planos do Mengão neste início de 2026.

Veja também
Flamengo negocia a venda do zagueiro Iago para o Orlando City, time dos Estados Unidos




