O Santos enfrentou o Novorizontino pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Fora de casa, o Peixe sofreu o primeiro gol, antes do intervalo, marcado por Rômulo. No segundo tempo, Gabigol chegou a empatar, mas sofreu um tento nos últimos minutos e o Alvinegro perdeu por 2 a 1.
A equipe santista teve mais posse de bola no confronto, mas sofreu na defesa durante a primeira etapa. Os donos da casa fizeram 12 finalizações mesmo tendo apenas 28% de posse de bola. Com a pressão exercida, o Alvinegro não conseguiu segurar o resultado e foi vazado.
A situação acabou mudando no segundo tempo e o Santos buscou o empate. Mesmo assim, não pressionou ou criou grande volume no ataque em nenhum momento. E, sem segurar na defesa, sofreu a eliminação já perto do fim.
Defesa do Santos sofreu
O primeiro gol do Santos veio de erro da defesa do Santos. Em lance na lateral, Escobar e Luan Peres se atrapalharam e a bola sobrou com Tavinho, que deu o passe para Rômulo marcar. No primeiro tempo, o sistema defensivo teve problemas, permitindo espaços para o adversário.
Só nos primeiros 45 minutos, foram 12 finalizações feitas pelo Novorizontino. Os dados são do Sofascore, que também mostram apenas 28% de posse de bola para os mandantes. Mesmo assim, o time teve maior sucesso atacando, deixando a defesa sempre muito ocupada em campo.
A situação melhorou depois do intervalo, apesar do técnico Juan Pablo Vojvoda não ter feito mudanças no sistema defensivo. Só que o Santos continuava apresentando problemas no setor quando o oponente chegava ao ataque. E, no último lance, não conseguiu evitar o gol sofrido.

Juan Pablo Vojvoda tecnico do Santos durante partida contra o Chapecoense no estadio Arena Conda pelo campeonato Brasileiro A 2026. Foto: Liamara Polli/AGIF
Opinião do Antenados no Futebol
Não é de hoje que a defesa do Santos comete erros e apresenta problemas. É um setor que o clube busca reforçar para a temporada, tentando dar mais opções para o técnico Vojvoda. Na partida decisiva, foi um diferencial, já que foi um erro na defesa que levou o Novorizontino ao gol.

Veja também
Santos abre negociações para fechar contratação de Gabriel Tota, destaque do Pouso Alegre, diz jornalista




