Bahia

Corinthians volta a acusar o Bahia de ‘aliciamento’ por Kauê Furquim e entra com ação contra o Bahia na CNRD

Timão leva disputa à CNRD e pede punições severas ao Bahia na negociação por Kauê Furquim

Reprodução/Bahia
Reprodução/Bahia

Disputa jurídica pelo futuro de Kauê Furquim

O Bahia anunciou e registrou Kauê Furquim, mas a novela em torno da transferência do jovem ganhou contornos ainda mais sérios. O Corinthians ingressou nesta terça-feira com uma ação formal na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), contestando a forma como a negociação foi conduzida e acusando o clube baiano de práticas irregulares.

No documento obtido pela Gazeta Esportiva, o Corinthians pede que a CNRD adote medidas de caráter “condenatório” e “sancionatório”. O órgão da CBF, responsável por resolver impasses entre clubes, passa agora a ser o palco principal dessa disputa.

Alegações do Corinthians contra o Bahia

Entre os argumentos, o Timão cita que o Bahia esvaziou o direito de preferência previsto para clubes formadores na Lei Pelé e na Lei Geral do Esporte. O trecho destacado no artigo 29 da Lei Pelé diz:

PUBLICIDADE

“Art. 29 – A entidade de prática desportiva formadora do atleta terá o direito de assinar com ele, a partir de 16 (dezesseis) anos de idade, o primeiro contrato especial de trabalho desportivo, cujo prazo não poderá ser superior a 5 (cinco) anos.

“§ 8º – Para assegurar seu direito de preferência, a entidade de prática desportiva formadora e detentora do primeiro contrato especial de trabalho desportivo deverá apresentar, até 45 (quarenta e cinco) dias antes do término do contrato em curso, proposta ao atleta, de cujo teor deverá ser cientificada a correspondente entidade regional de administração do desporto, indicando as novas condições contratuais e os salários ofertados, devendo o atleta apresentar resposta à entidade de prática desportiva formadora, de cujo teor deverá ser notificada a referida entidade de administração, no prazo de 15 (quinze) dias contados da data do recebimento da proposta, sob pena de aceitação tácita”.

Além disso, o Corinthians afirma que houve descumprimento do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF) e de normas da Fifa. O clube menciona especialmente o artigo 25 do RNRTAF:

PUBLICIDADE

“Art. 25 – O clube que pretenda celebrar contrato de trabalho com atleta profissional ou treinador de futebol deverá informar ao clube atual do mesmo, por escrito, antes de entrar em negociações com o profissional”.

Grupo City em evidência

Outro ponto levantado pelo Corinthians é a participação indireta do Grupo City na operação. O clube paulista argumenta que o Bahia teria sido utilizado como uma espécie de intermediário para que a multa de mercado nacional fosse aplicada, no valor de R$ 14 milhões, evitando o pagamento da cláusula internacional estipulada em 50 milhões de euros, algo em torno de R$ 315 milhões na cotação atual.

Com base nisso, o Timão pede que o Bahia seja condenado a pagar uma indenização equivalente a 200 vezes o salário mensal oferecido a Kauê, além de sanções previstas no regulamento da CNRD. O Corinthians também solicita que o jogador seja responsabilizado por “atentar contra a estabilidade contratual e adotar condutas contrárias aos regulamentos da FIFA e da CBF”.

PUBLICIDADE
Dorival Júnior é sincero e lamenta saída de Kauê Furquim do Corinthians para o Bahia: “Muita qualidade”

Veja também

Por fim, o clube paulista quer que a Câmara reconheça o direito de exigir a multa rescisória internacional caso Kauê venha a ser transferido pelo Bahia a qualquer equipe do Grupo City após completar 18 anos. O Corinthians também pede acesso a todos os registros de comunicação, incluindo mensagens, e-mails e documentos trocados durante o processo de negociação.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Palermo confirma interesse, mas afirma não ter recebido proposta do Remo
Mercado da Bola

Palermo confirma interesse, mas afirma não ter recebido proposta do Remo

Vasco elimina Fluminense, e Diniz comprova autoridade em jogos grandes
Copa do Brasil

Vasco elimina Fluminense, e Diniz comprova autoridade em jogos grandes

Rayan contribui com pênalti decisivo e Vasco segue para final
Copa do Brasil

Rayan contribui com pênalti decisivo e Vasco segue para final

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo