O zagueiro Bastos voltou a participar de atividades com o elenco do Botafogo. O angolano acabou sendo ausência por quase toda a última temporada devido a uma grave lesão no joelho esquerdo.
Segundo informação do portal ge, Bastos segue em processo de “evolução de carga” apesar de integrar os treinamentos do Glorioso. Portanto, a recuperação do zagueiro é vista como “diária” e ainda não tem prazo para ser concluída.
Bastos, então, não tem previsão de retorno aos gramados. Lembrando que ele jogou por três minutos contra o Nova Iguaçu no dia 5 de fevereiro de 2025 no Campeonato Carioca. Na ocasião, sofreu um trauma no joelho, que obrigou a uma cirurgia. Em outubro, a lesão se agravou, adiando o retorno para 2026.
Sem David Ricardo, com Ythallo
O Botafogo passou a intensificar a procura por um novo zagueiro após a saída confirmada de David Ricardo para o Dínamo Moscou, da Rússia. O defensor era o reserva natural de Barboza pelo lado esquerdo da zaga.
Neste momento, o técnico Martín Anselmi tem utilizado uma linha de três zagueiros: Barboza, Newton e o recém-chegado Ythallo. O argentino costuma escalar entre os titulares uma linha de três na zaga, o que faz o Glorioso a procurar novas opções para o setor.

RJ – RIO DE JANEIRO – 28/09/2025 – BRASILEIRO A 2025, FLUMINENSE X BOTAFOGO – David Ricardo jogador do Botafogo durante partida contra o Fluminense no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Felipe Silva como opção?
Nas últimas horas, o Botafogo entrou em negociações para contratar o jovem zagueiro Felipe Silva, do Porto B. O defensor de 23 anos tem atuado na segunda divisão de Portugal. Revelado pelo Avaí, o brasileiro teve uma breve passagem pelo Gil Vicente, mas sem receber tantas oportunidades.

Veja também
Botafogo renova contrato de Kadir Barría até 2029 e garante multa rescisória de R$ 313 milhões
Estreia do Botafogo em 2026
O Botafogo fará a sua estreia em 2026 diante da Portuguesa nesta quinta-feira (15), às 19h (de Brasília), pela 1ª rodada do Carioca com uma equipe sub-20 dirigida por Rodrigo Bellão. O time que irá a campo será o mesmo utilizado na Copinha.




