Bahia aproveita Data FIFA “inédita” no ano
Pela primeira vez na temporada, o Bahia vai poder utilizar a pausa da Data FIFA para descansar e recuperar os seus jogadores antes do clássico contra o Vitória, no dia 16 de outubro, no Barradão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em 2025, o Bahia esteve com calendário cheio nas outras três Data FIFA que aconteceu durante o ano. Isto explica o porquê de o Tricolor de Aço liderar o raking de partidas no Brasil em 2025, no qual atingirá a marca de 80 jogos.
Na primeira Data FIFA, o Bahia atuou na Copa do Nordeste e venceu a decisão estadual contra o mesmo Vitória. Na segunda, entrou em campo novamente pela competição regional. Na última, jogou as duas finais da Copa do Nordeste contra o Confiança e se sagrou pentacampeão.
Além desta parada de outubro, o clube voltará a ganhar um descanso na quinta e última Data FIFA de 2025, agendado para 10 e 18 de novembro – novamente, um período para amistosos e eliminatórias das seleções.
Recuperar os lesionados
Devido ao alto número de partidas na temporada, o Bahia bateu recorde na quantidade de lesionados, com 31 lesões – o maior número desde 2023. No momento, são nove jogadores que não se encontram em condições de jogo.
O zagueiro Kanu, relacionado contra o Flamengo, já voltou a ser opção para Rogério Ceni. No mais, o trio Caio Alexandre, Erick e Ruan Pablo estão em transição e estão próximo do retorno aos gramados.

Kanu já voltou a ser opção a Ceni no Bahia. Foto: AGIF
- João Paulo – lesão no ligamento medial do joelho (fora desde setembro);
- Ramos Mingo – edema na coxa esquerda (fora em outubro);
- Luciano Juba – estiramento no adutor da coxa direita (fora em outubro);
- Erick – lesão de reto femoral, com cirurgia (fora desde maio);
- Caio Alexandre – lesão de reto femoral (fora desde agosto);
- Everton Ribeiro – recuperação após retirada de câncer na tireoide (fora em outubro);
- Erick Pulga – lesão no músculo posterior da coxa (fora desde agosto);
- Ruan Pablo – lesão de reto femoral (fora desde julho).

Veja também
Goleiro Ronaldo aponta Bahia com mais confiança, após triunfo contra Flamengo no Brasileirão: “Importantíssimo”
Retornos e ausências
Por outro lado, Ceni contará com quatro jogadores que cumpriram suspensão contra o Flamengo: o lateral-direito Santi Arias, do zagueiro Gabriel Xavier, do volante Rodrigo Nestor e do atacante Mateo Sanabria. Em compensação, o lateral-direito Gilberto e o atacante Willian José estão suspensos no Ba-Vi.




