Bahia

Bahia ultrapassa Vitória em ranking da CBF é se torna um dos 10 maiores clubes do Brasil

Esquadrão entra no Top 10 do país e abre vantagem significativa sobre o Vitória no cenário nacional.

Jogadores do Bahia durante entrada em campo para partida contra o Sport no estadio Fonte Nova pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jhony Pinho/AGIF
© Jhony Pinho/AGIFJogadores do Bahia durante entrada em campo para partida contra o Sport no estadio Fonte Nova pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jhony Pinho/AGIF

Bahia ganha força nacional e amplia vantagem sobre o rival no ranking da CBF

O Bahia vive um momento de afirmação no cenário nacional. A atualização do Ranking Nacional dos Clubes (RNC), divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol na última quarta feira, evidenciou a evolução do Tricolor nos últimos anos e escancarou a diferença atual em relação ao Vitória.

Com campanhas mais consistentes nas competições nacionais, o Esquadrão foi recompensado com uma subida importante no ranking. O clube saiu da 11ª posição para o 9º lugar, somando 12.632 pontos, e passou a figurar de forma consolidada entre os dez clubes mais bem colocados do país.

Diferença cresce no clássico baiano fora de campo

Enquanto o Bahia celebrou a entrada definitiva no Top 10, o Vitória também apresentou evolução, mas segue distante do maior rival. O Rubro Negro saltou do 23º para o 20º lugar, alcançando 7.205 pontos, número que ainda representa uma diferença de 5.427 pontos em relação ao Tricolor.

PUBLICIDADE

Mesmo com um crescimento maior em número de posições, três contra duas do Bahia, o Leão não conseguiu reduzir a distância no ranking. O cenário reforça o domínio recente do Esquadrão no futebol nacional e amplia a vantagem simbólica no clássico Ba Vi fora das quatro linhas.

O levantamento da CBF também expôs a dificuldade dos clubes do interior da Bahia em manter relevância nacional. A Juazeirense caiu da 74ª para a 83ª colocação, com 1.016 pontos, enquanto a Jacuipense sequer apareceu no ranking de 2026, após figurar na 75ª posição no ano anterior.

Esse panorama reflete a falta de investimento e estrutura nos clubes interioranos, que acabam dependendo exclusivamente de boas campanhas pontuais para sobreviver no cenário nacional. Ainda assim, o calendário de 2026 pode abrir novas oportunidades para equipes como Jacuipense, Atlético de Alagoinhas, Porto e Juazeirense, que disputarão competições como Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D.

PUBLICIDADE
Everton Ribeiro abre o jogo sobre projeto do Bahia e faz projeção para 2026

Veja também

Opinião da redação do Antenados no Futebol

O ranking da CBF confirma algo que o campo já vinha mostrando. O Bahia colheu os frutos de planejamento, estabilidade e presença constante em competições nacionais relevantes. A distância para o Vitória ainda é significativa e, para os clubes do interior, o desafio segue sendo estrutural. Sem mudanças profundas, o futebol baiano continuará centralizado nos dois grandes, com o Esquadrão ocupando hoje um patamar claramente superior.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Galvão Bueno é internado após mal-estar no Natal; estado de saúda não é grave
Copa do Mundo

Galvão Bueno é internado após mal-estar no Natal; estado de saúda não é grave

São Paulo pode sofrer 'chapéu' do Palmeiras por Marlon Freitas, do Botafogo
Mercado da Bola

São Paulo pode sofrer 'chapéu' do Palmeiras por Marlon Freitas, do Botafogo

Leila Pereira se manifesta após fala de Bap, presidente do Flamengo, contra jornalista da Globo
Times

Leila Pereira se manifesta após fala de Bap, presidente do Flamengo, contra jornalista da Globo

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo