Mudança: G4 vira G5
O Bahia se aproximou de garantir uma vaga na Copa Libertadores, na última quinta-feira (30). A classificação do Palmeiras para a decisão da competição continental assegurou que o G4 do Campeonato Brasileiro virasse G5.
Novamente, a Libertadores terá uma final 100% brasileira entre Palmeiras e Flamengo. Como se trata do líder e vice-líder do Brasileirão, abre-se uma vaga direta para a fase de grupos (de G4 para G5) da próxima edição da Libertadores.
Por isso, os cinco primeiros colocados do Brasileirão vão à Libertadores. Já o sexto e o sétimo colocados garantem vagas na fase prévia da competição continental – virando G7, no que diz respeito a totalidade de vagas ao torneio.
Bahia muito perto da classificação direta à Libertadores
Atualmente, o Bahia ocupa a 5ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 49 pontos. A equipe de Rogério Ceni soma 54% de aproveitamento, o que lhe daria a pontuação necessária para alcançar a média histórica de pontos do 5º colocado: 61 pontos. Neste ritmo, o Esquadrão de Aço chegaria a 62 pontos.
Cálculos do G5 desde 2006:
- Média histórica do 5º colocado: 61 pontos;
- Melhor pontuação: Internacional, em 2024, com 65 pontos;
- Pior pontuação: Cruzeiro, em 2017, e Corinthians, em 2021, com 57 pontos.
Ou seja, o Bahia precisa de 12 pontos para atingir os 61 pontos da média histórica. Esta pontuação pode acontecer apenas com os jogos na Arena Fonte Nova, visto que ainda terá mais quatro partidas a disputar em casa: Bragantino, Fortaleza, Vasco e Sport. Lembrando que o time é o melhor mandante do campeonato, com 80% de aproveitamento – 11 vitórias em 15 jogos.
Contas para o G7
A classificação para as preliminares da Libertadores ficou muito próxima, com o aumento de vagas para até o 7º colocado. A média histórica do 7º é de 57 pontos, o que deixaria o Bahia precisando de apenas oito pontos – com 24 em jogo, pois faltam oito rodadas para o fim do Brasileirão.
Cálculos do G7 desde 2006:
- Média histórica do 7º colocado: 57 pontos
- Melhor pontuação: Grêmio, em 2014, com 61 pontos
- Pior pontuação: Botafogo, em 2008, com 53 pontos

RS – PORTO ALEGRE – 28/05/2025 – COPA LIBERTADORES 2025, INTERNACIONAL X BAHIA – Jean Lucas jogador do Bahia comemora seu gol durante partida contra o Internacional no estadio Beira-Rio pelo campeonato Copa Libertadores 2025. Foto: Maxi Franzoi/AGIF
O G7 ainda pode virar G8 em caso de título de Cruzeiro (3º) ou Fluminense (6º) na Copa do Brasil. A hipótese também vale para Vasco (8º) e Corinthians (10º), caso entrem no grupo dos sete primeiros colocados do Brasileiro.

Veja também
Caio Alexandre evolui na transição e pode retornar ao Bahia contra o Bragantino; Everton Ribeiro voltou a treinar
Opinião da redação do Antenados
O Bahia colocou um pé e meio na próxima Libertadores. Cumpriria-se a meta estabelecida por Rogério Ceni, com chances de ser a melhor campanha do Tricolor na era dos pontos corridos. Uma premiação mais do que merecida. É a chance de se preparar antecipadamente para fazer uma campanha à altura do futebol que conseguiu mostrar desde a chegada de Ceni.




