Bolívia x Brasil
A Seleção Brasileira visitou a Bolívia em jogo da última rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O confronto foi na altitude de El Alto, cerca de 4.100 metros do mar. Com muita dificuldade, os brasileiros não conseguiram jogar bem e levaram perigo poucas vezes.
Com um pênalti nos acréscimos do primeiro tempo, marcado por Miguelito, os donos da casa conseguiram a vitória. Por só 1 a 0, a Seleção Boliviana venceu e conquistou a classificação para a repescagem para o mundial do ano que vem.
Primeiro tempo
A Bolívia domínio o jogo no primeiro tempo. Jogando melhor na altitude, viu os brasileiros sofrerem com a condição do local. Aproveitando isso, os mandantes tiveram controle e finalizaram 15 vezes. Pelo outro lado, os brasileiros tiveram dificuldade e só chutaram quatro vezes.
Já perto do fim, com a Seleção Brasileira segurando um empate, o VAR viu pênalti de Bruno Guimarães. O árbitro, após rever o lance, confirmou e Miguelito foi para a cobrança. Alisson ainda acertou o lado, mas não conseguiu fazer a defesa. Com o gol, os donos da casa foram para o intervalo com a vantagem.
- Posse de bola: 54% x 46%
- Finalizações: 15 x 4
- Finalizações no gol: 5 x 1
- Chances claras: 1 x 0
- Escanteios: 3 x 2

Jogador do Brasil durante partida contra o Bolivia no estadio El Alto pelo campeonato Eliminatorias Copa Do Mundo 2026. Foto: Paulo De Tarso/AGIF
Segundo tempo
A Seleção Brasileira até conseguiu melhorar no segundo tempo. Por um lado, os bolivianos diminuíram a quantidade de chances no ataque, deixando o Brasil crescer. Pelo outro, os brasileiros precisavam reagir para impedir a derrota. Mesmo pressionando, os jogadores da Amarelinha ainda tinham dificuldades na altitude.
Além disso, mesmo ficando mais com a bola, o Brasil acertou o gol menos vezes, como também não teve nenhuma chance clara. Alisson ainda foi essencial para impedir o segundo da Bolívia, fazendo uma bela defesa perto do fim.
- Posse de bola: 26% x 74%
- Finalizações: 8 x 6
- Finalizações no gol: 5 x 2
- Chances claras: 0 x 0
- Escanteios: 2 x 2
Seleção Brasileira nas Eliminatórias
Com a derrota na Bolívia, a Seleção Brasileira termina as Eliminatórias da Copa na 5ª posição. Ficando com 28 pontos, conseguiu a classificação direta, já que o próximo Mundial terá mais seleções. Se fosse no modelo antigo, o Brasil iria para a repescagem.
Do lado da Bolívia, a equipe termina em 7º lugar, com 20 pontos. Indo para a repescagem mundial, a seleção tenta buscar a quarta participação em uma Copa do Mundo. Se tiverem sucesso, será a primeira vez em 32 anos.

Veja também
Jean Lucas quebra jejum de 35 anos do Bahia na Seleção Brasileira e orgulha torcida mesmo em derrota 




